O Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, de Londrina, implantou um projeto socioambiental em que utiliza copos individuais, reduzindo assim o consumo de copos descartáveis.
Problemas e soluções
A diretora da escola, Karina Mafra Furtado, organizou rifas para efetuar as trocas dos bebedouros antigos que já estavam precários. Com a substituição por bebedouros novos e mais potentes, surgiu o problema de um alto consumo de copos descartáveis dos mais de mil alunos.
A solução foi encontrada depois de um encontro entre a secretária da escola, Poliana Santos, e o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri. Verri aprovou a ideia e destacou. “É uma iniciativa totalmente alinhada à missão da empresa, de gerar energia elétrica com responsabilidade social e ambiental, e para nós é muito gratificante ver esse tipo de iniciativa desde as escolas”.
Com o projeto, os estudantes têm maior higiene, se conscientizam sobre a importância da redução do uso de copos descartáveis e a diminuição da quantidade de lixo gerado pela escola.
Entrega de copos descartáveis
Na última sexta-feira, 26, a escola recebeu 1.200 copos personalizados da Itaipu Binacional. Durante a entrega dos brindes, foi enfatizada a importância de evitar o uso de produtos de plástico descartáveis, devido ao seu impacto no meio ambiente. Professores também abordaram a história da Itaipu e seu papel na produção de energia no Brasil e no mundo.