Um Puma concolor, no Brasil conhecido como onça-parda, foi encontradoo na zona rural de Marialva e capturada por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) nesta sexta-feira, 23.
Proprietarios rurais da região avisaram ao IAT que um predador vinha matando animais nos sítios e que todos os indícios eram de que se tratava de uma onça.
A equipe do órgão ambiental foi acionada, e após confirmarem a presença do predador, instalaram uma armadilha no local para capturar o animal em segurança.
Em seguida, os agentes monitoraram o dispositivo regularmente aguardando a chegada do animal. A onça foi capturada uma semana após a instalação da armadilha, na madrugada desta sexta-feira.
Como o animal estava sem ferimentos, ele pôde ser devolvido à natureza no mesmo dia.
O Puma concolor possui pelagem acastanhada em quase todo o corpo, à exceção da região ventral, que é mais clara. É um felino adaptável, capaz de viver em ambientes montanhosos, desertos ou florestas. O peso e o tamanho da espécie costumam variar dependendo da região. São animais carnívoros solitários e territorialistas, com hábitos noturnos, e que se alimentam principalmente de pequenos mamíferos e aves.
Esse tipo de felino tem sido visto cada vez com maior frequência nas cidades e em propriedades rurais próximas às áreas urbanas, geralmente em busca de comida porque as matas, que são seu habitat natural, estão desaparecendo com avanço das plantações e pastos,
Veja também