A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, sediou nesta terça e quarta-feira, 24 e 25, capacitação técnica macrorregional com o tema ‘Qualificação da Política para Mulheres e Gestão de Recursos’. O evento ocorreu no Auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, e contou com a presença de mais de 120 mulheres de 27 municípios da região.
A iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa visa qualificar gestoras, técnicas e conselheiras para a gestão dos recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim). A capacitação também abordou estratégias para fortalecimento da rede de proteção, organização das políticas públicas para mulheres nos municípios e treinamento para profissionais dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher.
A vice-prefeita Sandra Jacovós (PL) participou da abertura do evento e destacou a importância do encontro. “É uma grande satisfação receber todas vocês neste momento tão importante para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres”, disse.
A diretora da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, destacou a importância da presença feminina na administração pública. “O lugar da mulher é no orçamento público. Temos mais de 200 municípios no Paraná que instituíram o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e 158 deles já utilizaram esses recursos. Nosso papel é orientar e fortalecer cada gestora nesse processo”, afirmou.
A programação da capacitação técnica macrorregional abordou temas como estrutura e governança municipal, planejamento com recorte territorial, saúde da mulher e envelhecimento, enfrentamento à violência de gênero, empregabilidade e desigualdade salarial, educação para equidade de gênero desde a infância e ferramentas de gestão e transparência dos recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher.

Durante o evento, também foi reforçada a importância dos conselhos municipais, fundos específicos e da articulação por meio do Fórum de Gestoras Municipais, que está sendo reestruturado para fortalecer o diálogo entre as cidades. O encontro promoveu ainda a troca de experiências e boas práticas entre as gestoras.
Caminhada contra o feminicídio dia 22
A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) confirmou a realização da 3ª Caminhada do Meio-Dia, marcada para o dia 22 de julho, em alusão à Lei Estadual n.º 21.926/2024, que institui o Código da Mulher Paranaense. O evento integra a campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio e ocorrerá simultaneamente em diversos municípios do Estado.
Nesta segunda-feira, lideranças religiosas participaram de uma reunião de alinhamento no Palácio Iguaçu para debater a importância do engajamento das instituições na campanha e na promoção da cultura da paz.
A secretária estadual da Mulher Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou o papel essencial das lideranças religiosas na conscientização e acolhimento das vítimas.
“Essa caminhada não é apenas simbólica. Ela é uma ação concreta. Quando nos manifestamos contra algo injusto, enviamos uma mensagem direta à mulher que está em casa, achando que está sozinha. Essa dor não atinge só a mulher, mas seus filhos, seus pais, sua comunidade e o Estado como um todo. É preciso que essa mulher entenda que ela não está sozinha. Que ela pode contar com o Estado”, afirmou.
A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. Tatiane foi morta pelo marido em 2018, ao ser jogada da sacada do apartamento no qual o casal morava. Luiz Felipe Manvailer foi condenado a mais de 30 anos de prisão pelo crime.
Veja também