Reitor da UEM destaca lado agregador da Amusep em reunião realizada em Maringá

Amusep é presidida pela prefeita de Mandaguari, Enfermeira Ivoneia (Crédito: Cristiano Martinez)

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, acompanhou a primeira reunião da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), na manhã desta sexta-feira, 31 janeiro, na sede localizada na Cidade Canção. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e do deputado estadual Alexandre Curi, que assumirá a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Segundo Vanalli, a Amusep é uma associação que fortalece porque agrega interesses comuns e propicia também acesso a projetos. “A UEM, por exemplo, tem um convênio com a Amusep de fornecer projetos via Projetek [Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura], que é do governo do Estado, via Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É o governador, o secretário Aldo Bona”, diz, em entrevista à reportagem.

O reitor explica que a UEM auxilia a executar os projetos para que possam captar recursos nesse fortalecimento da Amusep.

O Projetek é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e tem como objetivo atender demandas de projetos de engenharia civil e arquitetura para a realização de obras públicas em pequenos municípios paranaenses e órgãos da gestão estadual.

O Projetek é um projeto de extensão que está sendo desenvolvido desde 2021 nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). As universidades já entregaram 61 projetos e outros 42 estão em andamento. Ao todo 57 municípios foram beneficiados com a política pública.

Aniversário de 55 anos
A UEM completou 55 anos na última terça-feira, 28. Criada em 28 de janeiro de 1970, por meio de um decreto estadual, a UEM é hoje uma das mais importantes universidades do Brasil, destacando-se pelo ensino, pesquisa e extensão de excelência.

Aliás, esse aniversário não é a única data comemorativa festejada pela comunidade acadêmica. Outras duas também são celebradas. A mais antiga é o dia 6 de novembro, quando foi publicada a lei estadual nº 6.034, em 1969, que autoriza a criação oficial da UEM. Já em 11 de maio, celebra-se o reconhecimento federal da UEM pelo Ministério da Educação (MEC), consumado em 1976.

“Estamos num ano festivo”, diz Leandro Vanalli, destacando que serão atividades que envolvem a comunidade, com apresentação de projetos, eventos, enfim, tudo aquilo que a UEM pode apresentar e faz com excelência.

Desde sua criação, a UEM já formou 84.164 profissionais em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, tem 14.420 alunos matriculados nos cursos de graduação: 13.005 no modo presencial e 1.415 no Ensino a Distância (EaD).

A instituição oferece 93 opções de cursos de graduação presencial, distribuídas em campus, turnos e habilitações diferentes, além de seis opções de cursos de graduação na modalidade EaD, 57 cursos de mestrados acadêmicos (1.421 alunos matriculados), 36 doutorados (1.227), 62 cursos de especializações (1.396), 50 áreas de residências médicas/odontológica/multiprofissional e médico-veterinária (135) e 23 cursos de pós-doutorado (87 alunos).

Hoje, a UEM conta com uma estrutura composta por 1.851 técnicos administrativos e 1.484 professores, dos quais cerca de 85% possuem título de doutorado.

Além do câmpus-sede, localizado em Maringá, a UEM está presente em outras regiões do Paraná por meio de seis câmpus regionais: Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.

Sair da versão mobile