A principal medida a se fazer ao encontrar animais feridos ou perdidos próximos a áreas com ocorrências de incêndio é acionar imediatamente a regional mais próxima do Instituto Água e Terra (IAT).
Outras recomendações são manter distância do bicho e não oferecer água nem comida nas áreas próximas aos focos de incêndio, aguardando a chegada dos técnicos do Instituto que saberão como garantir que o animal receba os tratamentos necessários.
O Escritório Regional de Maringá (ERMAG) fica na Rua Bento Munhoz da Rocha, 16 – Zona 7. O telefone é (44) 3226-1805.
Municípios de abrangência:
Maringá, Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguari, Mandaguaçu, Marialva, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.
Em caso de incêndio a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, também se afastando da área para evitar acidentes. Durante a ligação, forneça o máximo de detalhes possível sobre o local e as condições do incêndio, para facilitar a atuação dos profissionais.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Paraná, foram registradas 956 ocorrências de incêndio em vegetação em 135 municípios do Estado desde o dia 19 de agosto.