De agora em diante, nenhum cidadão de Santa Fé poderá alegar que não sabe do que se passa na prefeitura, nas secretarias e em todos os setores da municipalidade. Qualquer pessoa poderá acompanhar o dia a dia do prefeito Edson Palotta (PP), saber de todas as frentes de trabalho, obras realizadas na cidade ou zona rural, aberturas de licitações, contratos com empresas, recebimentos de repasses de verbas estaduais ou do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“A internet nos permite estar nas casas, nas empresas, nas instituições que existem em Santa Fé, bem como na mão de cada pessoa que tem um celular”, diz o prefeito Palotta, que está criando a Secretaria de Comunicação Social e Transparência para ser um canal de comunicação da prefeitura com o cidadão.
Segundo Palotta, o mundo hoje cobra transparência no serviço público e durante a campanha eleitoral ele garantiu ao eleitorado que daria o máximo de transparência à sua administração. “É um direito do cidadão. Se ele tiver acesso a tudo o que estamos fazendo, poderá nos ajudar com sugestões, poderá corrigir, enfim ele poderá ter maior participação, vai nos ajudar a administrar aquilo que é dele também”.
À frente da Secretaria de Comunicação Social e Transparência estará o bacharel em Direito Durval Simardi, que vem de uma carreira bancária e ingressa no serviço público com a responsabilidade de colocar a administração Edson Palotta/Rafael Figueira de forma clara e transparente para os moradores de Santa Fé.
Além da imprensa tradicional, como jornais impressos, rádios, outdoors, Simardi vai se valer principalmente da internet para mostrar tudo que é feito pela prefeitura. “O cidadão chega em casa e à noite, na hora que quiser, pode usar seu celular ou um computador e ver nas redes sociais tudo o que está sendo feito”, diz ele.
No momento, Simardi está mostrando aos secretários e diretores de departamentos da prefeitura como eles próprios podem ajudar na divulgação dos feitos em suas respectivas áreas.
.
Veja também