Santa Fé será um dos primeiros municípios do Paraná a concluir a vacinação do público adulto com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Na próxima terça-feira, 24, a cidade disponibiliza o imunizante para o público de 18 anos ou mais.
O prefeito Fernando Brambilla (MDB) diz que a conclusão da vacinação do público adulto com a primeira dose é motivo para comemoração, porque mostra que a população, as autoridades e lideranças se uniram para livrar a cidade da covid-19 o mais cedo possível.
“Os padres e os pastores tiveram um papel muito importante na conscientização da população sobre a importância de obedecer aos decretos restritivos, de se tomar os cuidados básicos, como o distanciamento, higienização das mãos e o uso da máscara, além de se vacinar para a proteção pessoal e dos familiares”, destaca o prefeito.
O resultado é que Santa Fé está passando pela pandemia de covid com baixo número de vítimas do vírus. Neste fim de semana, por exemplo, a cidade tem apenas uma pessoa positivada para covid e há cerca de 20 casos suspeitos.
Brambilla explica que o fim da vacinação de primeira dose do público adulto não significa que está na hora de relaxar. “Os cuidados continuam porque o vírus ainda continua contaminando pessoas”. E a vacinação também continua, tanto para os grupos prioritários quanto para quem vai tomar a segunda dose. Quando todos estiverem vacinados, a pretensão será vacinar os pré-adolescentes a partir dos 12 anos de idade.