Durante cinco dias os sarandienses e toda a região puderam desfrutar de vários eventos em comemoração aos 42 anos de Sarandi, completados no último dia 14 de outubro. O show de encerramento foi com a dupla George Henrique e Rodrigo, fechando a Sarandi Exposhow e considerado ao final o maior evento já realizado no município. Montada ao lado da Câmara de Vereadores e do futuro paço municipal, em fase adiantada de construção, a festa recepcionou milhares de pessoas desde a abertura, dia 11. Característica marcante do evento foi a segurança, amparada numa rigorosa estratégia montada pela Guarda Civil Municipal em parceria com as polícias Civil e Militar e agentes privados.
Desde a abertura, no dia 11, com show da banda Morada, que reuniu um grande público, não foi anotada nenhuma ocorrência dentro ou fora da área em que se realiza a festa. “Adotamos uma estratégia de segurança que inclui efetivo da Guarda Civil Municipal, reforçado pelo apoio das polícias Civil e Militar e agentes privados. O resultado não é só a sensação de segurança, mas de fato uma presença ostensiva que não deixa margem para a mínima tolerância com quaisquer infrações”, resume o coronel Marcio Antônio, secretário de Segurança de Sarandi.
A segurança começa pela entrada, com rigorosa revista, e presença ostensiva de agente públicos e privada para promover o entendimento que a festa é local de diversão, sem margem para nenhuma ocorrência, a não ser de alegria e diversão. Viaturas da Polícia Militar também se posicionam em pontos estratégicos da área da festa, reforçando a presença de veículos e agentes da Guarda Civil Municipal, cuja eficiência operacional é amplamente reconhecida. O resultado é também o evento mais seguro já realizado em Sarandi.
Estima-se que mais de 35 mil pessoas já tenham passado pela Sarandi Exposhow e a expectativa é que esse número dobre nos próximos dois dias, marcados pelos shows de Ícaro e Gilmar, neste sábado, 14, e George Henrique e Rodrigo, que encerram a agenda de eventos na festa neste domingo 15. “Não temos dúvidas que vamos encerrar esse evento exatamente como começamos: sem nenhuma ocorrência e promovendo a alegria, exatamente como deve ser uma festa dedicada às famílias de Sarandi e região”, afirma Fernando Ribeiro, comandante da GCM.
O último dia ficou marcado com desfile que reuniu 25 entidades, instituições militares e civis, escolas e associações e evolveu mais de 7 mil pessoas, que passaram pela avenida Maringá em grande estilo, apresentando-se para milhares de pessoas que se distribuíram ao longo da via. Soldados do Tiro de Guerra, de Maringá, abriram o desfile, encerrado pela associação de carros antigos. Logo em seguida, o prefeito Walter Volpato, acompanhado da primeira-dama, Lúcia Volpato, e do vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, puxou o coro de ‘parabéns pra você’ para logo depois cortar o bolo de aniversário, com 42 metros.
A Sarandi Exposhow se posicionou como referência das comemorações de aniversário da cidade, valorizando uma agenda de shows diversificada, contemplando públicos distintos com artistas de renome nacional. Do gospel ao católico, do pop rock ao sertanejo, ritmos diferentes desfilaram pelo Palco Brasil, espaço principal da festa, que contou também com um palco secundário, o Palco Sarandi, estruturado com todos os equipamentos necessários para receber talentos locais e regionais. A iniciativa deu visibilidade a duplas sertanejas, grupos de samba e pagode, DJs e expressões do hip hop.
“Encerramos o evento com a convicção de missão cumprida. Nos propusemos a realizar uma festa digna dos 42 anos da nossa cidade e sua gente. Cuidamos de cada detalhe, especialmente da segurança, e também aprendemos para avançar na organizamos de eventos cada melhor, sempre atentos às expectativas do cidadão, que merece nosso trabalho, esforço e dedicação”, resumiu o prefeito Walter Volpato, atribuindo o sucesso da Sarandi Exposhow com os servidores de todas as secretarias e dos mais distintos níveis. “Todos se empenharam para no sentido de promover a maior festa da história da nossa cidade”, disse o prefeito