Os servidores da prefeitura de Sarandi, tanto os da ativa quanto inativos, pensionistas, servidores do quadro do Magistério e ocupantes de cargos de provimento em comissão, começam o ano de 2022 ganhando 16% de aumento salarial. O aumento compensa as perdas salariais que os servidores tiveram no ano passado, compensa a inflação do ano e ainda há um ganho real.
Ao anunciar o aumento nesta terça-feira, 4, o prefeito Walter Volpato (PSC) disse que “dentro desta mudança, contamos com três aumentos salariais”. Segundo o prefeito, no aumento estão embutidos a reposição da inflação de 4,52%, que foi suspensa no ano de 2021 por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e recomendação da Amusep; reposição salarial de 10,96% (aproximadamente) conforme o disposto no inciso X do Art. 37 da Constituição Federal; e aumento Salarial de 1,04% conforme o disposto no Art. 34, da Lei nº 2.704 de 19 de julho de 2021 (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Volpato disse sua administração sempre vai prestigiar os servidores públicos e reconhece a importância de cada um para o bom funcionamento da máquina administrativa. Assim sendo, desde o dia 1° deste mês o funcionalismo público de Sarandi passa a receber 16% de aumento salarial. Análises apontam que este reajuste fará uma correção no salário do servidor público municipal, a fim de devolver o poder de compra e reaquecer a economia da cidade. O benefício contemplará cerca de 2.2 mil servidores.