De Paula fala do fim da compra de vagas em creche, contratação de médicos e ampliação da UPA

De Paula anuncia o fim da compra de vagas em crecge e a anokualçai da UPA

Esta foi a terceira vez que Carlos Alberto de Paula presta juramento ao assumir a prefeitura de Sarandi Foto: Reprodução

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Júnior (PSB), eleito para um terceiro mandato, tomou posse na manhã desta quarta-feira, 1º, determinando a seu secretariado que inicie já nesta quinta-feira, primeiro dia útil do ano, a abertura de processos para a contratação de médicos e professores, bem como ampliação de escolas, centros de educação infantil e Unidade de Ponto Atendimento (UPA).

 

O ex-prefeito Walter Volpato (PSC) não compareceu para repassar o cargo e nem enviou representante.

 

A posse de De Paula e de seu vice-prefeito, Claudinei Souza Silva, o Nei do Rei da Carne (PL), logo após a posse dos novos vereadores e eleição para a Mesa Diretora da Câmara. A Câmara estava lotada e a sessão solene foi prestigiada por representantes de todos os setores, entre eles o deputado Delegado Jacovós, que foi um dos organizadores da coligação “O que é bom sempre volta”, vencedora da eleição.

 

 

Fim da compra de vagas em creches

O novo prefeito disse que sua secretária de Educação, Adriana Palmieri, começa nesta quinta-feira a visitar todas as escolas municipais e centros de educação infantil para fotografar, filmar e fazer relatórios da situação das mais preciárias para o imediato trabalho de recuperação.

Em seu primeiro discurso no seu terceiro mandato de prefeito, Carlos Alberto de Paula anunciou medidas drásticas nas áreas de saúde e educação Foto: Reprodução

 

A secretária vai convidar o Conselho Municipal de Educação para acompanhar essas visitas, além de vereadores e pais de alunos interessados em acompanhar como estão algumas escolas e o que vai acontecer daqui em diante.

 

Ele citou o caso da Escola Cecília Meirelles, que está com salas interditadas por falta de manutenção enquanto faltam vagas para crianças de Sarandi. “Além de salas interditadas, temos o caso de escolas em situação lamentável, chovendo dentro.

 

“Vamos fazer um cronograma e tratar de reforma e construção de salas e escolas imeditamente, vamos realizar um processo seletivo para a contratação imedita de professores temporários até a realização de concurso público para a contratação de professores”.

 

Segundo o prefeito, a cidade tem cerca de 15 salas de educação infantil fechadas enquanto o município está comprando vagas. “Compra de vagas é um dinheiro que vai e não volta e isto não vai acontecer mais”.

 

 

UPA vai quase triplicar o tamanho

Também o novo secretário de Saúde, Erasmo Carlos Pereira, o Erasmo da Saúde, começa o trabalho a toque de Caixa. Vereador reeleito, Erasmo trabalha há 30 anos na saúde pública e começa seu trabalho pela UPA, foi das principais críticas da população à administração municipal.

 

“O Erasmo começa a trabalho buscando os meios para a contratação de mais 15 médicos de clínica geral, cinco pediatras e cinco ginecologistas, ainda em janeiro”, adiantou De Paula, destacando que as secretarias de Saúde e de Urbanismo começam a organizar a reforma e ampliação da UPA. Para isto, R$ 3,5 milhões já estão em conta.

 

Segundo o prefeito, o prédio atual, de 900 metros quadrados, será ampliado para 2,6 mil m².

 

“Há um ano estão depositados na conta da prefeitura de Sarandi R$ 3 milhões para a Saúde e vamos usar parte deste dinheiro para zerar a fila de ressonâncias magnéticas”.

Com crianças internadas na área destinada a refeitório, falta de médicos e de remédios, a UPA 24 Horas é o principal alvo de reclamação da população Foto: PMS

 

De Paula também falou sobre o início do funcionamento da Casa do Austista, começando em um imóvel que será alugado até que se construa a se definitiva, assim como a construção da nova sede da Apae.

 

Antes de assumir, o novo prefeito de Sarandi alertou seus secretários sobre quais são as prioridades dos primeiros dias de administração. Ele pretende fazer um choque de realidade em áreas que são fundamentais para a população, como saúde, educação e reforma dos prédios públicos.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile