Uma palestra sobre Direção Defensiva, dirigida a autoridades, instituições de ensino e forças de segurança, marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito na tarde desta quinta-feira, 18, em Sarandi. A programação de atividades relativas ao trânsito prosseguem até o dia 26.
A abertura oficial aconteceu no plenário da Câmara Municipal com palestra proferida proferida pelo técnico Fabrício Bariano, que transmitiu importantes orientações sobre como conduzir carro, motocicleta ou bicicleta de forma a antecipar perigos e se defender de acidentes, mesmo diante de sinais incorretos de outros condutores e de condições adversas do local, como pista defeituosa, excesso de chuva ou neblina.
Segundo Bariano, que é supervisor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Maringá, a direção defensiva se faz cada vez mais necessária diante do aumento na quantidade de veículos nas ruas e nas estradas.
Semana de atividades
A solenidade de abertura da Semana do Trânsito contou com a presença de representantes do Colégio Helena Kolody, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), além de servidores municipais e comunidade em geral.
Em sua fala, o coordenador de Trânsito de Sarandi, Jesse dos Santos, ressaltou que “a Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo promover a conscientização da população sobre práticas seguras e preventivas no tráfego urbano e rodoviário, incentivando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a adotarem uma postura mais responsável no dia a dia.”
A programação segue nos próximos dias com atividades educativas e ações de sensibilização junto à à população sarandiense:
➡️ 23/09 – quinta-feira, das 9h30 às 12h
- Evento Trânsito Seguro, Vida Protegida, no Ginásio Tancredo Neves (Rua Taí, 221 – Centro).
➡️ 26/09 (sexta-feira), às 9h30
- Simulação de acidente na Praça dos Pioneiros.
Veja também