Três anos depois, finalmente a folia está de volta

Folias de Santos Reis

Companhias de Reis de várias cidades paranaenses participam do evento Foto: PMS

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Finalmente, três anos após a última edição, o Festival Regional de Folias de Santos Reis de Sarandi volta a acontecer neste domingo, 22, reunindo folias de várias cidades paranaenses. Nos últimos dois anos o evento não aconteceu devido às medidas restritivas para se evitar a propagação do coronavírus, mas com avanço da vacinação e a queda nos contágios pela covid-19, a prefeitura acha que já existem condições de se realizar o festival em segurança.

O festival começa às 9h30 no Centro Cultural Irmã Antona, na Praça Ipiranga.

Ele chegou a ser marcado para janeiro deste ano, mas pouco antes de sua realização, o prefeito Walter Volpato (PSC), o vice-prefeito Wlademir Garbúgio (Republicanos) e o secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Cláudio de Souza, concordaram que naquele momento um evento que aglomerasse pessoas poderia servir para a transmissão do vírus da covid. Naqueles dias havia um aumento de casos da doença com a chegada da variante Omicron.

Sarandi é a capital paranaense de folias de reis e realiza esse festival desde os tempos em que ainda era distrito de Marialva. Hoje a cidade é uma das principais responsáveis pela preservação desta tradição católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo. Essa tradição vem desde a Idade Média e chegou ao Brasil com os portugueses logo após o descobrimento.

O festival deste domingo é a 41ª edição e a cada vez atrai maior público e desperta o interesse de folias de todo o Estado. “Enquanto nosso festival continua forte, significa que esta importante tradição está sendo preservada para as futuras gerações”, diz o prefeito Walter Volpato.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile