Neste domingo, 30 de janeiro, Sarandi deveria estar movimentada por seu mais importante evento folclórico anual, o Festival de Folias de Santos Reis, que acontece desde antes da emancipação do município e que todos os anos recebe companhias de todo o Paraná para ajudar a preservar uma das mais importantes manifestações populares do povo brasileiro. Porém, devido ao aumento dos casos de covid-19 nos últimos dias, o evento teve que ser cancelado pelo segundo ano seguido.
Ao decidir pelo cancelamento, o prefeito Walter Volpato (PSC) lamentou que tenha que ser assim, pois, segundo ele, “o festival é uma importante contribuição que Sarandi dá à cultura e à preservação de uma das mais importantes manifestações do povo brasileiro”.
A decisão do prefeito foi tomada junto com o vice-prefeito Wlademir Garbúggio (Republicanos) e o secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Cláudio de Souza. Segundo eles, assim que houver condições seguras para a realização de eventos, a prefeitura vai refazer o convite às companhias de reis de todo o Paraná e realizar o festival de Sarandi.
Em edições anteriores, o evento traz a Sarandi cerca de 15 folias de santos reis, cada uma com características próprias e muita história, mostrando que esta é uma tradição que ainda vai durar muitos anos.