“Pantanal” mostra Sarandi como cenário de conflito agrário, com violência e mortes

"Pantanal" Sarandi

Na novela, Chico, filho de Maria Marruá e Gil, é morto em um tiroteio contra jangunços que expulsavam os lavradores que compraram terras e foram enganados Foto: Reprodução/Globo

O criador da novela, Benedito Ruy Barbosa, morou em Marialva na década de 1960 e decidiu homenagear a região retratando conflitos agrários que foram comuns em todas as regiões brasileiras na fase de colonização; “Pantanal” mostra Sarandi como campo de batalha e exploração do homem pelo homem

 

Luiz de Carvalho

 

A palavra “Sarandi” esteve foi uma das mais procuradas da internet na última semana, depois que a novela “Pantanal”, no capítulo de estréia, mostrou que uma de suas principais personagens, Maria Marruá, interpretada pela estrela Juliana Paes, viveu um conflito agrário em Sarandi.

O site omaringa.com.br, serviço de notícias ligado ao jornal “O Maringá”, foi o primeiro a publicar a citação de Sarandi na novela, antes mesmo da conclusão do capítulo, e rapidamente se tornou em uma das matérias mais acessadas do site desde sua criação, há quase um ano e meio.

A matéria chegou a ficar em primeiro lugar na internet. Bastava buscar pela palavra “Sarandi” no buscador do Google que primeiro aparecia a matéria do omaringa.com.br, antes mesmo do site da enciclopédia eletrônica Wikipédia, um dos sites mais acessados da rede de computadores, e do portal da prefeitura de Sarandi.

Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes) como posseiros em Sarandi         Foto: Reprodução/Globo

Com o passar dos dias, a palavra ainda continuava entre as mais buscadas e geralmente chamavam sites de todo o Brasil, inclusive os das grandes corporações de notícias, como o GShow, porta do globo.com destinada a falar dos programas e artistas da Rede Globo, Observatório da TV e blogues especializados na cobertura do que acontece na TV.

 

É ficção, mas pode ser realidade

Em Sarandi, a população gostou da referência e o assunto gerou muitos comentários. E o assunto gerou também dúvidas, como, teria Sarandi vivido conflitos agrários de tamanha violência no passado?

O historiador e jornalista Airton Donizete de Oliveira, que fez uma pesquisa sobre os sutis, povo que viveu no noroeste do Paraná antes da chegada da Companhia Melhoramentos, lembra que conflitos agrários foram comuns na abertura de todas as regiões, inclusive nesta.

Mas não se pode esquecer, segundo ele, que o autor de “Pantanal”, Benedito Ruy Barbosa, é um ficcionista – um dos melhores da história da TV Brasileira – e seu papel é criar histórias ou potencializar histórias já existentes. E na ficção tudo é aceitável.

“O Benedito Rui Barbosa, autor da novela, morou em Marialva por um tempo, na década de 60. Chegou a trabalhar numa cerealista que havia onde hoje é a saída para o distrito Santa Fé. Sarandi, na época, não existia como município, mas ele deve ter acompanhado o desenvolvimento da região”, explica o jornalista.

Sair da versão mobile