PROCON Sarandi alerta sobre golpes e orienta população como se proteger

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O PROCON Sarandi registrou nos últimos meses 78 reclamações sobre golpes financeiros, e o alvo dos golpistas têm sido idosos, beneficiários do INSS e servidores públicos pelo fato da facilidade na contratação do empréstimo consignado em folha de pagamento. 

 

Em um desses golpes, a vítima recebe um contato via telefônico ou WhatsApp de um suposto representante do INSS informando que a vítima teria direito a receber uma restituição referente reajuste de seu benefício, e solicita o envio de documentos, dados pessoais e foto. Posteriormente, um determinado valor é depositado na conta da vítima, que depois descobre se tratar de um empréstimo consignado realizado em seu nome de forma fraudulenta. Em outro caso, a vítima relata  ter recebido um valor não solicitado em sua conta bancária, e em seguida recebeu contato de um suposto representante do banco orientando a realizar o estorno desse valor via pix. Porém, posteriormente descobre que o valor creditado em sua conta se trata de um empréstimo em seu nome feito de forma fraudulenta por terceiros e que a conta pix para devolução do valor é de um golpista. Em outro caso, a do falso empréstimo, a vítima contata um anunciante de empréstimo pessoal nas redes sociais, e na negociação os golpistas solicitam pagamentos antecipados para liberar o valor de empréstimo, que para de responder as mensagens quando a vítima percebe que se trata de um golpe.

 

O coordenador do PROCON Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, explica que há casos em que o próprio consumidor provoca sua vulnerabilidade informando seus dados pessoais e bancários sem se atentar com quem realmente está falando por telefone ou WhatsApp, ou clicando em qualquer link que aparece em redes sociais, e-mail ou mensagens de SMS. No entanto, a instituição financeira também pode ter responsabilidade do golpe sofrido pela vítima, quando os mecanismos de segurança não são eficazes para protegê-lo. “Orientamos para que as pessoas fiquem atentas às movimentações bancárias de suas contas, e em caso de golpe, fraude, roubo ou tentativa de extorsão, procure a delegacia de polícia, registre o boletim de ocorrência e, posteriormente, poderá formalizar uma reclamação no PROCON Sarandi para apurarmos a responsabilidade e tomarmos as medidas cabíveis” orienta o coordenador.

 

Com o objetivo de alertar a população sobre os novos golpes aplicados, a dica do Órgão é sempre duvidar das ofertas muito fáceis e vantajosas, dar preferência em contatar e firmar contratos diretamente com os bancos ou instituições financeiras autorizados pelo Banco Central, bloquear cobranças de crédito consignado junto ao INSS, não compartilhar documentos e dados pessoais e bancários por telefone, WhasApp, SMS ou internet caso não tenha absoluta segurança, e em hipótese alguma deve ser pago algum tipo de valor adiantado para a contratação do seu empréstimo.

 

O PROCON Sarandi está à disposição dos munícipes no atendimento de reclamações, denúncias ou orientações no fone (44) 3126-9508 seg a sex das 8h ás 11h30 e das 13h ás 17h, ou pelo Fale Conosco no link: www.sarandi.pr.gov.br/web/procon/fale-conosco.

Fonte: Prefeitura de Sarandi

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