PROCON Sarandi e IPEM/PR fiscalizam supermercados e prestam orientações

PROCON Sarandi e IPEM/PR fiscalizam supermercados e prestam orientações

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com a chegada da Sexta-feira da Paixão (15/04) e da Páscoa (17/04), a procura por chocolates, peixes e azeites aumentam e acabam ganhando espaço nos mercados. O PROCON Sarandi e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/PR) realizaram operação em supermercados, para verificar a data de validade, embalagens, temperatura e armazenamento entre outras condições, se o peso indicado no rótulo de produtos, tais como barras e ovos de chocolate, pescados e demais carnes e produtos embalados, correspondem ao peso real da mercadoria, e se as balanças utilizadas estão funcionando dentro das normas. 

 

O levantamento de preços realizado pelo PROCON, revelou que os produtos Azeitonas em conserva, Sardinha em óleo, Atum ralado, e Suco de uva, apresentaram as maiores variações. A variação média de preços entre os 20 itens pesquisados, foi de 46,34%. A lista está disponível para download no link ao final da matéria.

 

O coordenador do PROCON Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, orienta que uma boa pesquisa de preços e uma escolha criteriosa pode levar à compra mais acertada. “O consumidor deve ficar atento com a data de validade, origem, registro de inspeção, integridade da embalagem, e se a forma de armazenamento e temperatura indicados na embalagem do fabricante estão sendo cumpridas. Se o consumidor optar pelos enlatados, deve evitar latas amassadas e estufadas. Com relação ao bacalhau, evitar a compra se ele se estiver com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, sinais que indicam a presença de bolor ou deterioração. Na hora de passar no caixa, observe se o preço equivale à oferta divulgada, e exija o cupom ou ticket para eventuais reclamações”. 

 

O gerente da regional do IPEM/PR, Michel Ravazi, dá algumas dicas na hora da compra. “O consumidor deve observar se a balança está posicionada em local visível e em superfície plana, se está zerada na hora da pesagem dos produtos, para que a embalagem seja descontada na hora da pesagem, e também se na balança tem o selo do INMETRO”. Em caso de dúvida ou denúncia, o consumidor poderá entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM/PR por meio do telefone 0800.645.0102 ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, conclui Ravazi.

 

O PROCON Sarandi orienta aos consumidores que usem os canais oficiais do Órgão para registrar reclamação ou denúncia, através do link: www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/procon/fale-conosco

 

Consulte a tabela completa de preços no link:

Fonte: Prefeitura de Sarandi

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile