Sarandi foi citada no capítulo de abertura da novela “Pantanal”, exibido na noite desta segunda-feira, 28, pela Rede Globo de Televisão, como sendo o lugar de onde partiu um grupo de lavradores que ajudou a formar a população do Pantanal Matogrossense. Na novela Sarandi é destaque pelas brigas por terra, pela exploração dos trabalhadores e injustiças que se praticava numa terra sem lei, como era todo o norte do Paraná ainda em formação.
Na trama de Benedito Ruy Barbosa escrita 32 anos atrás, exibida com grande sucesso pela TV Manchete, e agora reescrita pelo neto do autor, Bruno Luperi, para a Globo, Maria Marruá (Juliana Paes), o marido Gil (Enrique Diaz), o filho Chico (Bruno Starling) e um grupo de lavradores foram posseiros na região de Sarandi e depois comprou terras, mas foi enganado pelo vendedor, que entrou na Justiça e tomou tudo de volta porque a terra vendida já tinha dono, história para lá de repetida na formação do norte e noroeste do Paraná.
Revoltados, os agricultores enganados vão à luta e, entre outros, Chico Marruá é assassinado. Gil se vinga e foge com Maria, chegando ao Pantanal do Mato Grosso, onde nasce Juma, a filha do casal que será a protagonista da história que já encantou o Brasil há mais de 30 anos e promete encantar novamente.
Veja também
Paraná deve acabar com a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados
Sarandi participa do Susaf e beneficia produtores familiares