Sarandi luta pela construção de novos viadutos

Edicao 42

FOTO: DIVULGAÇÃO/PMS

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Os deputados estaduais de Maringá e Marialva já hipotecaram apoio ao projeto do município de Sarandi de construir pelo menos mais três trincheiras na BR-376, no perímetro urbano, para facilitar a passagem de veículos entre as zonas norte e sul. Hoje existem apenas duas passagens entre os dois lados da cidade, mesmo assim, só uma das pistas segue em direção ao norte e outra ao sul. O assunto já foi debatido na comunidade e com os parlamentares que representam
a região na Assembleia Legislativa. Já houve, inclusive, conversa entre o prefeito Walter Volpato (PSC) e o governador Ratinho Júnior (PSD). O assunto já está sendo analisado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, à qual está ligada o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Trânsito insustentável

Alguns anos atrás, com recursos do governo do Estado, foi feito o rebaixando da BR-376 nos cruzamentos com as avenidas Londrina e Deputado Borsari Neto, mas isto resolveu, em parte, o problema de veículos que trafegam pela BR-376, que assim passam pelo perímetro urbano sem cruzamentos e sem risco de
acidentes. Porém, para a cidade a situação mudou muito pouco ou nada. Todo o lado sul da cidade tem apenas a Avenida Londrina para cruzar para o lado norte ou mesmo para pegar a BR-376. Isto  transforma a Londrina, que é a avenida mais comercial da cidade, em um tumulto, especialmente nos horários
de pico. Os congestionamentos são diários e ficam cada vez maiores. E quando a Avenida Londrina para, praticamente toda a área central é afetada.

O mesmo acontece com o lado norte, que cruza para o lado sul pela Avenida Borsari Neto. Isto vale tanto para automóveis, quanto para caminhões, ônibus e motocicletas.

Travando o crescimento

Na conversa que teve com o governador, acompanhado pelos deputados da região, o prefeito Walter Volpato alegou que a situação está complicada, mas vai ficar pior e travar o crescimento da cidade se nada for feito logo.

Segundo ele, Sarandi é uma das cidades onde a população cresce mais rápido no Paraná, “hoje já somos 135 mil habitantes e estão registrados mais de 60 mil veículos com placas de Sarandi”. Como a frota de veículos cresce em um ritmo acelerado, o problema só tende a piorar.

A proposta que a Secretaria de Infraestrutura e Logística está analisando pretende o rebaixamento de mais um trecho da BR-376 e a construção de outros três viadutos, semelhantes aos construídos nos cruzamentos com as avenidas Londrina e Borsari Neto.

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