Os secretários de Saúde das 30 cidades que integram a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) realizaram a primeira reunião do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde da 15ª Regional de Saúde (Cresemes) em 2025. Para quase todos os secretários, esta foi sua primeira reunião no Cresemes, já que as novas administrações começaram há um mês.
Além de colocar os secretários ao par do papel do Conselho, esta foi também a oportunidade para que os secretários conheçam seus colegas dos demais municípios e quais as ações devem ser feitas em conjunto pelos municípios.
Combate à mortalidade materno-infantil e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, são dois temas que requerem ações imediatas dos municípios. Nesta semana, prefeituras dos municípios conurbados na Região Metropolitana de Maringá realizam uma ação conjunto de prevenção à dengue.
Durante reunião no auditório da Secretaria de Saúde de Maringá, os secretários elegeram e deram possem à nova diretoria do Cresemes, que tem como presidente o secretário Antonio Carlos Nardi, de Maringá; como vice-presidente a secretária de Saúde e Assistência Social de Astorga, Joice Stollemeier Kroenke. O secretário de Saúde de Colorado, Valdomiro Zanardi, foi nomeado primeiro-secretário, enquanto os secretários de Saúde de Ângulo, Sidney Aparecido Driussi, e de Atalaia, Cristiani Andréia Cliveira, foram designados representantes.
A reunião reforçou o compromisso dos membros do Cresemes com as diretrizes do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PR) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Entre os principais temas debatidos, foram abordados os desafios assistenciais da região e, o financiamento da saúde. Também foram apresentadas questões relacionadas à prestação de contas aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU).
“Nosso compromisso é fortalecer a gestão da saúde pública na região. Acreditamos que, por meio da atuação conjunta, podemos unir esforços e avançar no desenvolvimento de ações estratégicas para atender às demandas municipais de saúde pública em parceria com o Estado”, afirmou Nardi.
Veja também