A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) divulgou o resultado da eleição dos próximos integrantes do Conselho Estadual de Cultura (Consec), biênio 2025-2027.
A votação aconteceu na última quinta-feira, 5 junho, entre 8h e 17h exclusivamente on-line pelo sistema SIC.Cultura. Estavam aptos para votar 1.596 eleitores previamente inscritos e habilitados pela Seec e 892 participaram do pleito – um comparecimento on-line de 55,89%.
Na macrorregional Noroeste, conforme consulta da reportagem, o comparecimento foi de 74,16%. Eram cinco candidatos: Bruno Evandro dos Reis Rodrigues dos Santos (Bruno Reis), que ficou com 85 votos (38,46%); Claudiane Maria Vieira Theodoro (Claudiane Theodoro), 30 (13,57%); Hugo Ubaldo de Souza (Hugo Ubaldo), 14 (6,33%); João Paulo Dorne Calabrezi (João Paulo da Fanfarra), 88 (39,82%); e Paulla Braz Neves (Paulla Braz), 4 (1,81%). Já brancos e nulos, sem votos.
Assim, o eleito no Noroeste é João Paulo Dorne Calabrezi, tendo Bruno Evandro dos Reis Rodrigues dos Santos como suplente.
O mandato de conselheira(o) é de dois anos, com possibilidade de recondução. A atuação envolve diálogo constante com os municípios da região representada e participação ativa nas decisões da Secretaria de Estado da Cultura, como na deliberação sobre os recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Os conselheiros e as conselheiras atuarão no biênio 2025-2027 e representam as diversas áreas e expressões culturais, advindos de todas as regiões do Paraná. São representantes da administração pública e também da sociedade civil que compõem o grupo: gestores e gestoras culturais, produtores e produtoras, professores e professoras, artistas, fazedores e fazedoras de Cultura, pesquisadores, pesquisadoras e especialistas em diferentes áreas de atuação.
Eleitos por área
Por área cultural, a eleição ficou assim:
Música
Titular: Nanderson Berganton Scovoli (Associação Educacional, Cultural e Artística de Pitanga); suplente: Maria Kyoko Arai Watanabe (AAFML – Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina)
Circo
Titular: Danieli Aparecida Lima (ABAMPI – Associação da Banda Municipal de Pinhão); suplente: Thayse Cancela Christo de Souza (SATED PR)
Artes Visuais
Titular: Juliano Benazzi (ABAMPI – Associação da Banda Municipal de Pinhão)
Ópera
Titular: Lenira Fernandes Ferreira (Associação Acolhimento Musical – AMÚSCA)
Audiovisual/Cinema:
Titular: Braulio Zarpellon Junior (Associação Comunitária de Incentivo à Cultura); suplente: Ester Marçal Fér (SATED PR)
Literatura
Titular: Rosane Arminda Pereira (Centro Cultural de Estudos e Pesquisas Humaitá); suplente: Driely Rafaela Mello (Associação Desportiva e Cultural Lapeana – ADCL)
Manifestações Populares, Tradicionais e Étnicas da Cultura
Titular: André Luís Ferreira (Associação dos Gaiteiros de Pinhão – Asgapi); suplente: Susylene Batista de Oliveira (Associação Indigenista de Maringá)
Dança
Titular: Cleber Luiz de Souza (CTG Pampa Amigo); suplente: Flávio César Magalhães Lopes Rodrigues (SATED PR)
Patrimônio Cultural
Titular: Viviane Schüssler (Fundação Cultural Suábio Brasileira)
Teatro
Titular: Douglas Luiz Borba Vieira (Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu); suplente: Camila Camargo Braga (SATED PR)
Entenda
Implantado pela Lei 17.063/12, o Consec é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Seec, composto paritariamente por 36 representantes da sociedade civil e do poder público, que tem por finalidade a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura do Paraná.
Entre as atribuições dos conselheiros e das conselheiras estão fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.