Notícias em Destaque
Reunião prepara a 1ª Conferência Metropolitana do Meio Ambiente
Representantes de mais de uma dezena cidades estão confirmados para a 1ª Conferência Metropolitana da Região de Maringá, na próxima segunda-feira, 29 de julho, no Unicesumar. Como preparação para o evento que tirará propostas regionais para conferências estadual e nacional, nesta quarta-feira pela manhã foi realizada uma reunião na prefeitura, contando com a presença de dois professores da UEM, Heloísa Helena Vieira Machado e Julio Cesar Dainese de Oliveira.
De acordo com o organizador, secretário do Meio Ambiente Umberto Crispim de Araújo, os professores são importantes no contexto do evento pois representam esforços da universidade com relação à gestão de resíduos sólidos. Na reunião a professora Heloísa discorreu sobre o PGR – Plano de Gerenciamento de Resíduos – Online, iniciativa que segundo ela coloca Maringá na vanguarda da gestão ambiental. Apresentou pesquisas relacionadas com os resíduos produzidos por indústrias, comércio e prestadores de serviços, as leis nacionais e estaduais incidentes, o desempenho dos órgãos responsáveis pela emissão de documentos, fiscalização e as deficiências e distorções existentes.
A reunião preparatória contou com a presença de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, todo o pessoal envolvido na preparação da Conferência Metropolitana que será realizada entre 8h e 16h no Auditório “Professor Joaquim Lauer” e agregou números, percentuais e situações que servirão para discussão, antecipando inclusive soluções para problemas existentes na região.
Para o secretário Crispim há preocupação de Maringá com os municípios próximos não só pelo fato de ser o polo regional, mas também pela responsabilidade de ajudá-los a resolver problemas que logo serão comuns: “Somos vizinhos. E em vários casos já em fase de conurbação”.
A Conferência reunirá lideranças governamentais, populares e entidades representativas para debater a Lei 1.305/10 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos. As propostas tiradas serão levadas para a seleção de um fórum estadual e dali para a 4a. Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília no final do ano.
Os quatro eixos que estarão em discussão:
I – Produção e consumo sustentáveis
II – Redução de impactos ambientais
III – Geração de emprego, trabalho e renda
IV – Educação ambiental
A conferência vai eleger 50 delegados dos 14 municípios para representá-los na conferência estadual marcada para a cidade de Foz do Iguaçu, em data ainda não definida. Os critérios para a escolha: que 25 sejam representantes da sociedade civil, 15 da área empresarial e 10 da área pública.
Serviço
Informações no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br – Conferência de Meio Ambiente.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá