Notícias em Destaque
Rio Ivaí ganha mais 10 mil peixes em ação conjunta de Maringá e Itambé
A comunidade de Itambé prestigiou nesta quarta-feira (30), mais uma ação de parceria da Prefeitura de Maringá através da Secretaria do Meio Ambiente com as prefeituras da região para promover a recuperação da flora e da fauna do Rio Ivaí. A promoção começou pela manhã na Casa da Cultura, onde houve uma reunião de autoridades regionais com estudantes, seguida de soltura dos peixes e início do plantio de árvores de espécies nativas.
No encontro realizado na Casa da Cultura, presentes o prefeito Carlos Zampar, o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi e o secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo, a vice-prefeita de Ivatuba, Simone Gonsalez Sagrilo e o professor Jacó Gimenes, da Rede de Turismo Regional. Todos pregando sobre a importância histórica e futura do Rio Ivaí, que será o abastecedouro de água para as cidades de toda a região.
Zampar falou sobre a necessidade de levantar a história do rio que corre por 30 quilômetros do município de Itambé para trabalhar sua preservação; Ferdinandi destacou que na margem de rio muito menor D. Pedro I deu o grito da independência do Brasil, acreditando ser este o momento de todos os municípios e populações unidos erguerem suas vozes e ações em prol do Ivaí, rio exclusivamente paranaense com 685 quilômetros de extensão e que banha mais de 120 municípios.
Citado pelo professor Jacó como guerreiro do Ivaí, sempre à frente de ações que visam principalmente a conscientização ambiental, o secretário Umberto Crispim elogiou a presença da vice-prefeita de Ivatuba. Junto com Maringá, o município de Ivatuba vai promover um grande simpósio sobre o Ivaí em 2015, inclusive com expedições ao longo do rio. Gimenes destacou ainda a satisfação de ver ecoar iniciativas tomadas pelo prefeito maringaense Roberto Pupin, que determinou questões ambientais como prioritárias em sua administração, principalmente as que visam proteger reservas naturais e cursos de água.
Na sequência uma caravana seguiu para o Rio Ivaí, onde foram soltos 10 mil juvenis – alevinos maiores – e iniciado o plantio de mudas de espécies nativas. As próximas ações ambientais da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá estão previstas para Jussara (Rio Ivaí) e Nova Esperança (Ribeirão Paracatu).
Para o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, iniciadas há sete meses as ações se multiplicam com repercussão e respaldo de outros municípios. Nosso objetivo é de que em breve sejam semanais essas ações ambientais, com iniciativas de todos os municípios que tenham em seus territórios rios grandes ou pequenos, para destacar sua importância e protegê-los. E com muita satisfação pretendemos representar Maringá em todos esses atos de grande mérito porque preservam o patrimônio natural mais precioso para as futuras gerações.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá