Notícias em Destaque
Rio Pirapó ganha mais 10 mil peixes neste domingo
As prefeituras de Maringá e Uniflor promovem nesse domingo (13), um importante evento ambiental: a soltura de 10 mil peixes no Rio Pirapó. Em seis meses essa é a segunda iniciativa organizada pela Secretaria do Meio Ambiente de Maringá em benefício desse importante rio. Para o secretário Umberto Crispim de Araújo, tudo o que se faz no Pirapó reverte para a região.
No caso especifico de Maringá, se o rio for poluído, pior para a população já que a água potável consumida no município é retirada desse manancial. Se for bem tratado, despoluído, facilitará o trabalho de tratamento e a qualidade da água consumida pelos maringaenses.
Nascendo em Apucarana, com 168 quilômetros de extensão – 55 quilômetros até a Estação de Captação em Maringá – esse curso de água regional que deságua no Rio Paranapanema já foi um dos mais piscosos do Paraná. Tanto que sua denominação Pirapó foi dada por índios tupi-guaranis e significa “o salto do peixe”, tal era a diversidade da sua fauna aquática.
As ações ambientais de proteção aos cursos de água determinadas pelo prefeito Roberto Pupin e que têm à frente a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA – buscam através da introdução de peixes, plantio de árvores e proteção da vegetação ribeirinha, integrar a comunidade, autoridades, crianças e jovens, despertar atenções e promover conscientização sobre a importância de ação efetiva contra a degradação ambiental.
Essas ações já resultaram na introdução de mais de 80 mil peixes no Ivaí e no Pirapó (10 mil em novembro último), e no plantio de milhares de mudas de árvores nativas. O evento desse domingo será às 10 horas na localidade denominada Ponte Preta, com a presença de autoridades maringaenses, ecologistas, do prefeito de Uniflor, Antonio Zanchetti Netto, assessores e população. Serão soltos juvenis (alevinos maiores) de pacu, piapara, piau, pintado e iniciado o plantio de mudas.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá