Notícias em Destaque
Rio Pirapó ganhou mais de 10 mil peixes no domingo
Autoridades de vários municípios da região prestigiaram a introdução de peixes no Rio Pirapó e o plantio de mudas em áreas ribeirinhas, domingo (13), no município de Uniflor. Apesar da expectativa de chuva, estudantes e moradores também compareceram na localidade denominada Ponte Preta para participar ativamente da recuperação da fauna e da flora do rio.
Foi mais um evento regional da Prefeitura de Maringá através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a prefeitura daquela cidade. Presentes, entre as autoridades, o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, o secretário Umberto Crispim de Araújo e pessoal da SEMA; prefeito e vice de Uniflor, respectivamente Antonio Zanchetti e Reginaldo Pacheco; o presidente da Câmara Municipal de Nova Esperança, Wilson Roberto Pasquini, o empresário João Eduardo Pasquini, vereadores e representantes de entidades de moradores e do meio ambiente.
Embora prevista a introdução de 10 mil juvenis (alevinos maiores) de pacu, piapara, piau e outras espécies, foram soltos 10.400 alevinos, informou o secretário Umberto Crispim, elogiando a atitude das autoridades de Uniflor pela adesão às iniciativas da secretaria maringaense que trabalha na recomposição dos rios Ivaí e Pirapó.
O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi externou sua satisfação de constatar o crescente interesse das autoridades, dos estudantes e de moradores dos municípios da região nas questões ambientais que vêm sendo levantadas por Maringá, proporcionando não apenas soluções, como também exemplos que repercutem positivamente em futuras ações preservacionistas. Para as autoridades locais, o ato é uma primeira iniciativa para o sonho de tornar o Pirapó novamente piscoso e o que é mais importante: cada habitante de Uniflor soube do evento e aumentará os cuidados com a preservação do rio.
Assim como em ações anteriores, o evento realizado em Uniflor já resultou em outra ação que começa a ser organizada, agora em benefício do município de Nova Esperança: o plantio de árvores ribeirinhas e a soltura de peixes nos rios Paracatu e Caxangá, ambos afluentes do Pirapó, sendo que o primeiro deles inclusive fornece a água consumida na cidade.
O próximo evento organizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Maringá será dia 23 em Itambé, em parceria com a prefeitura administrada por Carlos Zampar. Serão soltos mais 10 mil peixes no Rio Ivaí, iniciado o plantio de mais mil árvores ribeirinhas. A ação terá programação especial,com palestra para estudantes na Casa da Cultura. Nos últimos seis meses será o terceiro evento com peixes e árvores no Ivaí, com outro já em organização no município de Jussara.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá