Sanepar destina quase 500 quilos de plástico para ação solidária da Alep

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou, nesta quarta-feira (18), mais 200 quilos de tampinhas plásticas para o Programa Tampinha Paraná, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Arrecadadas junto aos seus empregados, as doações já somam quase 500 quilos desde novembro deste ano. O material vai auxiliar o Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, a adquirir produtos de higiene para as 150 idosas atendidas na instituição.

O repasse faz parte de um termo de cooperação entre a Sanepar e a Alep, documento que oficializou as atividades conjuntas para o Programa Tampinha Paraná, criado pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado do Legislativo, por meio da lei estadual 21.697/2023. O objetivo é arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. O material é vendido para empresas especializadas na reciclagem do material.

“Além de darmos um destino correto a esses objetos, também reforçamos o espírito solidário que sempre existiu junto aos empregados da Sanepar. Na Companhia, as arrecadações têm sido organizadas pelos comitês internos de voluntariado e a atenção ao que pode ser enviado Tampinha Paraná só cresce. Parte dessa arrecadação, por exemplo, veio de uma atividade recreativa da Associação de Empregados da Sanepar, unindo pessoas de diversos locais em prol dessa causa”, explica a coordenadora do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa.

Na empresa, dois pontos oficiais do programa estão em funcionamento com as bombonas oficiais (recipientes de coleta) do Tampinha Paraná na Sede Administrativa da Sanepar e na Gerência Geral de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral (GGML).

“Porém, algumas áreas da Sanepar já organizaram modos de coleta próprios e no próximo ano nós vamos levar coletores do Tampinha Paraná para as nossas outras gerências regionais, em outras cidades. Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, complementa a coordenadora.

O diretor do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido, informa que, com a doação de tampinhas, conseguiram adquirir 120 mil fraldas. “É a metade do nosso consumo anual comprada com o auxílio das tampinhas. Esse projeto ajuda na sustentabilidade do Asilo. Temos que olhar com muito carinho, com muita gratidão, porque é possível sim fazer o bem com ações simples”, comenta.

Para a presidente do Conselho, Rose Traiano, que iniciou o programa, a parceria com a Sanepar tem sido muito positiva. “Estamos, através do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Poder entregar esse número significativo de tampinhas para o Asilo São Vicente, na certeza de que será revertido num bem para as nossas idosas, para aqueles que realmente precisam desse ato de solidariedade, desse apoio, dessa corrente do bem, nos deixa muito motivadas a continuar fazendo a diferença”, afirmou.

DOAÇÕES – A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas foi lançada em maio do ano passado com o objetivo de incentivar pessoas e instituições a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais. A iniciativa busca promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis, e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes.

O Tampinha Paraná recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação: tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas.

Caso deseje doar ou ser parceiro do Programa, é importante entrar em contato com o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia pelo e-mail: conselhosolidario@assembleia.pr.leg.br.

Fonte: Aen/PR – Leia Mais em:
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile