O costume de comer devagar é essencial para a saúde, pois as refeições realizadas em horários similares todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa, favorecem a digestão dos alimentos. Além disso, também é possível evitar que se coma além do necessário, visto que quando se mastiga bem, a sensação de saciedade é maior e mais rápida.
De acordo com a nutricionista Célia Bortolotto, comer devagar contribui para o emagrecimento. “Tem o tempo de dar a sensação de saciedade e de chegar até o cérebro, indicando que é o tempo de parar de comer. Quem come rápido, come sem pensar, come além do que necessita. Saia sempre da mesa satisfeito e não cheio”, ressalta.
Ainda segundo Célia, a velocidade na qual fazemos as refeições pode interferir na capacidade do nosso estômago digerir aquilo que comemos. “A saliva tem um papel umedecedor e de reparo dos tecidos do esôfago e boca. Quando mastigamos pouco, reduzimos nossa produção de saliva, interferindo na digestão, aumentando as chances dos gases, azia e aquela sensação que comeu um boi após as refeições.”
Dessa maneira, a forma ideal para fazer uma boa mastigação, segundo a nutricionista, é formar uma pastinha na boca e só depois engolir. “Não exagere nas quantidades, coloque pequenas porções no garfo, não tenha pressa e mastigue de forma constante, mastigue até o alimento perder a sua textura inicial e engula toda a comida antes de colocar mais alimentos na boca”, afirma.
Célia dá dicas de como melhorar a mastigação. “Nossos dentes são como scanner do corpo, eles podem rastrear o que estamos ingerindo e nos preparando para receber o alimento. Enquanto estiver comendo, apenas mastigue, saboreie e respire calmamente.”