Anvisa acompanha cenário de cinco cruzeiros no Brasil

Anvisa acompanha cenário de cinco cruzeiros no Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acompanhando o cenário de cinco cruzeiros que estão funcionando no Brasil. Na última sexta-feira (31), a agência aconselhou o Ministério da Saúde a suspender provisoriamente a temporada de cruzeiros na costa brasileira, depois de ter identificado aumento de infecções por coronavírus em algumas embarcações.ebc

Os navios MSC Splendida, atracado no Porto de Santos (SP), e o Costa Diadema, atracado em Salvador, paralisaram as atividades no dia 31, por causa de surtos de covid-19 a bordo. De acordo com a Anvisa, dados revelam que a variante Ômicron tem a capacidade de se espalhar mais depressa do que outras variantes e que a proteção imunológica de vacinas e de casos anteriores do vírus pode não ser tão efetiva.

MSC Splendida

Em nota divulgada ontem a Anvisa comunicou que no caso do MSC Splendida, a empresa encarregada foi notificada no dia 1º de janeiro a respeito do impedimento de embarque previsto para aquele dia. Pediu também que os viajantes fossem notificados sobre a impossibilidade de embarque.

Segundo a agência, a operação na embarcação está interrompida “para investigação epidemiológica”, não havendo, portanto, passageiros a bordo. “O cenário epidemiológico foi alterado para nível 4 neste domingo (2), o que implica em quarentena para a embarcação”, complementou a Anvisa.

Costa Diadema

A operação da embarcação Costa Diadema foi suspensa no dia 30 de dezembro. A Anvisa decidiu que o navio seguisse para o destino final, Santos (SP), para desembarque.

No porto de Salvador (BA), “somente passageiros com teste positivo ou residentes locais puderam desembarcar”, disse a Anvisa. Os desembarques seguem os protocolos previstos. O navio também está no nível 4 do cenário epidemiológico, o que impede o procedimento.

MSC Preziosa

Atracado desde ontem de manhã no Porto do Rio de Janeiro, o MSC Preziosa começou o desembarque de passageiros depois da avaliação das autoridades de saúde. A embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico.

Conforme a avaliação, novos embarques foram permitidos no domingo, porém, uma eventual “mudança do cenário epidemiológico” pode atrapalhar novos embarques e levar ao término do cruzeiro.

Costa Fascinosa e MSC Seaside

Os navios Costa Fascinosa e MSC Seaside estão funcionando. A duas embarcações estão no nível 3 do cenário epidemiológico. Caso a situação seja alterada, as autoridades poderão impedir novos embarques e proceder ao encerramento do cruzeiro.

Em nota, a Anvisa disse que continua supervisionando as embarcações que operam na costa brasileira e já fortaleceu os atos de investigação epidemiológica e sanitária para controlar a transmissão do coronavírus a bordo das embarcações e a propagação da doença.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile