Na condição de presidente da Pastoral da Criança, o arcebispo de Maringá, dom Frei Severino Clasen, foi recebido nesta terça-feira, 26, pela ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, cientista social, socióloga, pesquisadora e professora universitária, para falar sobre o trabalho da Pastoral, que realiza ações de saúde, nutrição, educação e cidadania, atendendo cerca de 200 mil crianças de 0 a 6 anos e 11 mil gestantes em todo o País.
Outros representantes da Pastoral da Criança também fizeram parte da visita à ministra.
Dom Severino agradeceu o apoio contínuo do governo federal. Em seguida, foi apresentado o acompanhamento do convênio vigente, com a entrega do relatório dos principais indicadores da Pastoral da Criança, além de uma nova proposta para aquisição de equipamentos destinados à ação de acompanhamento nutricional, que visa à prevenção da desnutrição e da obesidade infantil.
A Pastoral da Criança solicitou ainda a inclusão de recursos no orçamento do Ministério da Saúde para a continuidade do convênio entre as instituições para os anos de 2025 e 2026.
A ministra Nísia Trindade destacou que é prioridade do Ministério da Saúde fortalecer as relações com a Pastoral da Criança, ampliando a integração com a área de saúde digital e reforçando a importância da vacinação, do cuidado com a saúde materna, da alimentação saudável e da prevenção à obesidade infantil.
No final do encontro, Dom Severino entregou à ministra um terço e abençoou o trabalho do ministério.
Além do presidente da Pastoral da Criança, Dom Severino Clasen, e da ministra Nísia Trindade, participaram da reunião: o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, que é presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, Márcio Henrique Gonçalves de Souza, tesoureiro e membro do Conselho Diretor da Pastoral da Criança; padre José Edilson da Silva, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança; Silvio Lopes Barbosa, coordenador administrativo financeiro da Pastoral da Criança; Vânia Lúcia F. Leite, assessora nacional e coordenadora arquidiocesana do DF; Maria Inês Rodrigues Fernandes, assessora especial do gabinete do Ministério da Saúde; Felipe Proenço de Oliveira, secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS); e Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.
Veja também