O Paraná está em situação de emergência em saúde pública para a dengue desde quinta-feira, 14, medida tomada pela Secretaria de Estado da Saúde devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.
Na última sexta-feira, 15, o Governo do Estado lançou mais uma campanha para combater a dengue. Dessa vez, como forma de chamar atenção para o tema, recorreu à inteligência artificial para falar sobre a importância das medidas simples de combate ao mosquito, como não deixar água parada, ambiente propício para a criação do Aedes Aegypit.
As equipes municipais, em parceria com as Regionais de Saúde, realizaram remoções de focos do mosquito Aedes aegypti em casas, terrenos baldios e espaços públicos, como praças. Os profissionais também realizaram entrega de material impresso com orientações sobre a doença e sobre prevenção, em ruas e escolas do Estado.
Maringá
No sábado, 16, foi realizado o super mutirão com toda a comunidade se mobilizando durante o dia. Aa Prefeitura realizou vistorias em residências de todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e além das vistorias dos agentes de combate às endemias, houve ação de limpeza na região da UBS Piatã, onde há maior incidência de casos de dengue.
Equipes da Defesa Civil, secretarias de Saúde, Limpeza Urbana e voluntários vão recolheram recicláveis descartados de forma irregular e reforçaram as orientações para a comunidade.
Sarandi
Sob coordenação da primeira-dama do município, Lúcia Volpato, Sarandi se mobilizou no combate à dengue. O fechamento do Paço Municipal, de secretarias e outros órgãos da administração direta, estimulou a participação de servidores na mobilização.
A reunião inicial foi na Praça dos Pioneiros com agentes de diversas instituições, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e entidades representativas da sociedade civil, organizada, como Associação Comercial e Empresarial (Acis), Rotary Club, Associação de Micro e Pequena Empresa (Ampec).
As equipes se deslocaram para os bairros sob orientação de mapas indicando área de atuação. Agentes de Controle de Endemias integraram as equipes fortalecendo o entendimento das ações, que se desdobraram por ruas e avenidas recolhendo recipientes capazes de reter água e favorecer a reprodução o mosquito transmissor da dengue.
Alunos das escolas municipais também participaram da mobilização, recolhendo descartáveis no entorno das instituições sobre supervisão de professores.