Vacinação em dia. Doenças como gripe, resfriado, sinusites, bronquites, bronquiolite, crises de asma e pneumonias são mais frequentes nessa época do ano. Para evitar o número de casos de infecções por síndromes respiratórias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta a tomar as vacinas na proteção da saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto reforça sobre a importância da vacina, ainda mais nessa época. “O aumento de pessoas imunizadas contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde, seja no pronto atendimento, hospitais de pequeno porte, Unidade Básica de Saúde ou na porta dos grandes hospitais.
Influenza (gripe), Sars-CoV-2 (Covid-19), Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus são os vírus que mais circulam atualmente no Paraná.
Ainda segundo a Sesa, a vacinação contra a gripe e Covid-19 para grupos prioritários torna-se um importante escudo na defesa do organismo, contribuindo para a redução das complicações, internações e ainda da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza na população
Maringá
Em Maringá a vacina contra a gripe está disponível em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A aplicação das vacinas contra a Covid-19 para todos os públicos, estão sendo realizadas em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As UBSs Pinheiros e Quebec atendem em horário estendido, até às 20h30. Para se vacinar é necessário apresentar documentos pessoais, CPF e carteirinha de vacinação.