Comunicação eficiente traz ganhos inevitáveis

Edicao 10

FOTO/THIRDMAN/PEXELS

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A comunicação tem diversas facetas: pode ser uma grande vilã ou a maior de todas as heroínas.

É uma habilidade essencial para qualquer pessoa, e bem realizada, traz ao comunicador ganhos inevitáveis. Todavia, a falta de habilidade em se comunicar pode lhe causar enormes prejuízos, financeiros, emocionais e relacionais.

Mas isso diz respeito a como interagir com o outro e consigo mesmo, e, sendo bem sinceros, é totalmente treinável. A máxima é: uma boa experiência é tudo que sua audiência procura.

Você pode se lembrar de uma boa conversa que tenha marcado sua vida de alguma forma, você pode observar esta memória está carregada de sentimentos, talvez você conseguisse pontuá-los um a um. Pode até ser que a experiência desta comunicação tenha sido tão marcante que ao se lembrar deste momento você ainda consegue sentir-se da mesma forma.

Por que proporcionarmos uma experiência na comunicação é tão importante? Exatamente por isso, porque queremos que nossa mensagem também permaneça na memória da nossa audiência, que proporcione transformação e aprendizado.

Quando falamos em experiência geralmente a associamos aos nossos sentidos, como uma experiência gourmet que tem a ver com nosso paladar, ou uma viajem na qual possamos ter aprendido algo e ter vivido uma experiência maravilhosa. A experiência também pode estar ligada a vivencia de uma pessoal, uma pessoa experiente é alguém que tem uma certa bagagem de aprendizado e verificamos isso com a habilidade desta pessoa ensinar algo em uma determinada área.

E quando falamos de experiência, precisamos ter claro em nossas mentes que a moeda de troca da experiência é a emoção.

Na comunicação não é diferente, quando pensamos nas melhores conversas que já tivemos, vem a nossa mente memorias emocionais, lembramos de momentos felizes, ou de aprendizados filosóficos, tudo carregado com uma certa carga emocional.

Aprender “como” fazer com que isso aconteça e aplicar estas ferramentas na sua comunicação diária poderá transformar seus resultados.

Mas afinal como construir uma boa experiência na comunicação?

Para fazer esta construção, a dica é aprender em detalhes as linguagens verbal a não verbal, ligando a nossa comunicação a 4 pilares: Conteúdo – Autenticidade – Congruência – Engajamento

Podemos falar de cada um desses tópicos separadamente, pois todos eles são cheios de riquezas e detalhes. Você sabe trabalhar cada um deles para provocar no ouvinte uma experiência maravilhosa? Pense nisso!

O Instituto Cocriar para Comunicação Descomplicada existe para dar acesso ao que há de melhor em tecnologia da comunicação pessoal no mundo, ajudando pessoas a ter ganhos inevitáveis e fazer da sua presença algo memorável onde quer que estejam. Siga a nós a aos nossos trainers nas redes sociais: Instagram: @cocriar.comunicacao @josephthiagoribeiro ; nstagram: @josephthiagoribeiro ; @educacaodamente ; @luciana.crespim; @educacaodamente ; @luciana.crespim

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