50 milhões de indivíduos no Brasil já foram imunizados completamente em combate ao coronavírus

Paraná vai receber hoje mais 415.790 imunizantes em combate ao coronavírus

Foto: Américo Antonio/ Sesa

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

50 milhões de indivíduos no Brasil já foram imunizados com as duas doses ou dose única em combate ao coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. Isso quer dizer que 31,9% da população acima de 18 anos de idade está com a vacinação completa.

O progresso da imunização pode ser checado na plataforma LocalizaSUS, atualizada diariamente.

Segundo os dados da base nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 49.062.641 pessoas completaram o método vacinal. Além delas, 2.089.449 também já tomaram as duas doses ou dose única, de acordo com as secretarias estaduais de Saúde, porém, ainda aguardam registro na base do PNI. O total chega a 51.152.090 sujeitos vacinados.

O Ministério da Saúde enfatiza aos brasileiros que ainda não concluíram o período vacinal que procurem uma unidade de saúde para a segunda dose. Para que os imunizantes tenham o êxito estimado, é preciso tomar as duas doses ou a dose única, no caso da vacina da Janssen.

A recomendação é que a segunda dose seja aplicada no intervalo indicado, de 12 semanas para as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Astrazeneca/Fiocruz e de quatro semanas para a CoronaVac/Butantan. Todavia, mesmo para quem perdeu o prazo, o conselho é procurar um posto de vacinação para finalizar o ciclo vacinal.

O objetivo do governo é imunizar toda a população adulta com duas doses até o fim do ano. Conforme os registros no PNI e nos painéis das secretarias estaduais, o Brasil já aplicou mais de 168 milhões de doses até o momento, sendo que mais de 70% da população, ou seja, 117 milhões de pessoas acima de 18 anos de idade já está com a primeira dose.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o progresso da vacinação vem refletindo na contenção do número de casos, óbitos e internações pela doença. Na última semana, todos os estados e o Distrito Federal registraram taxa de ocupação de leitos covid-19 abaixo de 80%. “É a primeira vez no ano que o Brasil atinge esse índice, reforçando a importância da imunização para acabar com o caráter pandêmico no país.”

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile