Cuidar da saúde é sempre o melhor plano

A principal mudança para uma vida saudável começa pela alimentação / Sanduíches e outros lanches possuem carboidratos pobres e altas calorias

pexels photo 1092730

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Você pode ter milhões em patrimônio ou um trabalho com o salário dos sonhos. Se não tiver saúde física, mental e emocional para desfrutar essas conquistas, a vida perde a graça e o sentido.

Em tempos de pandemia do coronavírus, você encontra inúmeros “conselhos” e ofertas de produtos na internet com promessas de manter a saúde e a imunidade. Deixe de lado tudo que parece complexo, caro e mirabolante. Cuidar da saúde é simples e barato. Só requer boas escolhas, tempo e um pouco de disciplina. A principal mudança começa pela alimentação. Células bem nutridas resistem melhor ao ataque de bactérias e vírus oportunistas.

Tudo que brota da terra e chega à sua mesa sem passar pela indústria de transformação é comida de verdade. São frutas, legumes e verduras e outros alimentos in natura encontrados na feirinha do supermercado, nas feiras livres e no comércio ambulante. Prepare suas refeições para saber o que está consumindo.

Os processados e alterados na indústria são produtos alimentícios, quase sempre embalados em vidro, plástico ou lata. Muitos deles, alterados por conservantes, aromatizantes e ressaltadores de sabor, entre outros agentes químicos prejudiciais à saúde. Refrigerantes e sorvetes estão no topo dos piores alimentos, mas são comuns na mesa do brasileiro. Não é preciso radicalizar, mas não é aconselhável fazer do consumo um hábito.

A melhor receita para uma boa alimentação ainda é a dos tempos da vovó. A comidinha caseira, preparada com alho, cebola, ervas frescas e sal integral, rico em minerais, entre eles o iodo. Pessoas que fazem as refeições fora de casa, com pressa e trocam um prato de feijão com arroz por um sanduíche, um salgadinho e outras opções rápidas, estão mais sujeitas a adoecer. Comer mal debilita a saúde. Lanches e outras comidas possuem carboidratos pobres e altas calorias. Nem tudo que mata a fome é nutritivo. É preciso diferenciar comida de verdade e comida de mentira.

Há mais de 400 anos, Hipócrates, o pai da medicina aconselhou a humanidade a fazer do alimento o remédio, e do remédio, o alimento. Sua teoria continua atual e ainda mais benéfica, diante da crescente industrialização da comida. O melhor plano de saúde que existe é se cuidar todos os dias, para não precisar de farmácias e hospitais. A não ser em situações de urgência e emergência, das quais ninguém está livre. Creio que é mais ou menos isto que Hipócrates quis dizer.

Conselhos simples para uma boa imunidade

– Não se pode fugir do estresse, mas é possível administrá-lo sem ver as coisas com lente de aumento. Dê peso ao que tem peso. Pergunte-se sempre: qual importância que isso terá daqui um ano?

– Raiva, tristeza, mágoa, mau humor e contrariedade abalam a imunidade. Ninguém está livre de passar por tudo isso, mas é preciso não querer se manter nessa sintonia. Identifique a fonte desses maus sentimentos e procure resolver o mais rápido possível. Sua saúde mental determina seu estado geral e sua vitalidade.

– Não despreze o valor do descanso. Uma boa noite de sono é o melhor remédio para reparar o desgaste do dia. Não vá para cama tarde. O sono curador e reparador acontece das 23 horas às 3 horas da madrugada. O ideal é dormir de sete a oito horas por noite. Durma no escuro total e longe do celular. Dormir é de graça, revigorante e o melhor cosmético que existe.

– Pratique a atividade física que melhor se adapte à sua rotina. Não o faça por modismo, mas porque seu corpo precisa se movimentar. Toda máquina parada tende a enferrujar.

– Simplifique sua vida ao máximo e procure fazer da paciência uma prática diária. Assumir muitas tarefas, trabalhar com prazo curto, abraçar metas inalcançáveis e altas expectativas elevam o cortisol no sangue, hormônio do estresse. Esse é um gatilho para muitas doenças, inclusive o câncer.

– Priorize os alimentos que brotam do chão. As frutas, legumes, verduras, raízes, sementes oleaginosas como as castanhas e nozes. Além de melhorar a saúde física, mental o humor e a disposição, alimentos frescos são muito mais nutritivos e baratos.

– Beba ao menos dois litros de água por dia. Evite a água de torneira. Além do excesso de cloro e flúor, é ácida. Você abastece seu carro com combustível ruim? Seu corpo vale mais que seu carro. Consuma água de qualidade. Existem filtros próprios para isso. Uma boa água deve ter pH acima de 7,5 (compatível com o do sangue). É fonte de saúde e longevidade.

– Tome o sol da manhã. Reserve ao menos dez minutos para se expor sem filtro solar. A vitamina D é essencial para manter a boa imunidade, a saúde dos ossos e outros inúmeros benefícios.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile