Empresa japonesa desenvolve pele eletrônica vestível para monitoramento da saúde de idosos e atletas

Empresa japonesa desenvolve pele eletrônica vestível para monitoramento da saúde de idosos e atletas

Foto: Takao Someya/Universidade de Tóquio

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O protótipo de pele eletrônica vestível (e-skin), desenvolvido recentemente no Japão, é composto por dispositivos eletrônicos e material flexível, possibilitando o acompanhamento de doenças cardíacas, diabetes, entre outras.

A pele vestível é fixada na mão por meio de um spray de água e pode ser utilizada durante uma semana, pois o material é leve. Criada pelo professor Takao Someya, da Escola de Graduação em Engenharia da Universidade de Tóquio, o experimento ainda não passou por testes clínicos, porém irá revolucionar a área da saúde, para o monitoramento de sinais vitais de idosos e atletas, tornando o check-up médico mais rápido e eficaz.

O pesquisador Someya está desenvolvendo com a empresa parceira Dai Nippon Printing (DNPCF), um display de LED que exibirá ícones ilustrativos (emojis) e também gráficos grandes para melhor compreensão dos usuários da pele eletrônica vestível, que foi elaborada pensando no rápido envelhecimento da população japonesa, para conseguir diagnosticar com precisão os primeiros sinais de enfermidades.

A equipe de Someya, com o apoio da Xenoma, empresa subsidiária, produz pijamas com a tecnologia e-skin, para monitoramento da temperatura na cama e roupas esportivas. Com o levantamento das informações coletadas por um software, a e-skin beneficiará vários atletas para monitoramento do desempenho.

“O objetivo final da e-skin é monitorar todos os diferentes tipos de informações humanas facilmente, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar as atividades diárias”, informa Takao Someya.

Fonte: CNN Business

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile