Homens vão menos ao médico em relação às mulheres, revela o sistema de informação ambulatorial do SUS

Homens vão menos ao médico em relação às mulheres, revela o sistema de informação ambulatorial do SUS

Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nesta quinta-feira (15) em que comemoramos o Dia do Homem no Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lança uma campanha de conscientização e valorização dos cuidados com a saúde pelos homens e seus filhos do sexo masculino.

De acordo com informações do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) do Sistema único de Saúde (SUS), foi identificado que entre os anos de 2016 a 2020 houve um aumento de 49,96% em relação a procura do homem por atendimento médico. A taxa aumentou de 425 milhões para 637 milhões de atendimentos. Obs: somente no ano de 2019 foram atendidas cerca de 160 milhões de pessoas pelo SUS, sendo que o índice de mulheres foi de 82,3% que ultrapassou os 69,4%  dos homens, revelaram os dados do Programa Nacional de Saúde.

Segundo o presidente da SBU, Antonio Carlos Pompeo, as mulheres se preocupam mais com a saúde desde a adolescência, pois buscam informações médicas devido às alterações hormonais, por esse motivo as mulheres vivem em torno de sete a dez anos mais que os homens. “Os homens vivem menos que as mulheres porque não têm o hábito de cuidar da saúde”, disse. Uma pesquisa feita pela SBU com crianças e jovens estudantes na idade entre 12 e 18 anos mostrou que 30% das meninas nessa fase já tinham ido a uma consulta médica, e apenas 1% dos meninos tinham passado por atendimento médico. E complementa que não existe conscientização adequada por parte dos pais com relação à adolescência, onde os reflexos serão sentidos futuramente, que podem ocasionar doenças sexualmente transmissíveis, sexo desprotegido e gestações indesejadas.

Por esse motivo é importante que o homem procure assistência médica preventivamente, para detectar doenças ou alterações em fases iniciais, como diabetes, hipertensão, colesterol, câncer de próstata, entre outros.

O Dia do Homem será comemorado durante todo o mês de julho pela Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com o Ministério da Saúde, para orientar homens e seus filhos sobre as doenças masculinas, e cuidados com a saúde, com a realização de lives no Portal da Urologia (@portaldaurologia) no Instagram, vídeos e outras ações.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile