Hospital de cidade próxima a Maringá recebe moderno equipamento para radioterapia

Equipamento de última geração para radioterapia, aprimora significativamente a precisão dos tratamentos oncológicos com radioterapia - Foto: Hospital da Providência, de Apucarana

A Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência, de Apucarana (localizado a 62 Km de Maringá), recebeu um equipamento de última geração para radioterapia, que aprimora significativamente a precisão dos tratamentos oncológicos com radioterapia.

O coordenador técnico do setor de radioterapia, Wesley Viana, explicou que o equipamento (denominado o On-Board Imager (OBI), vai ser de suma importância. “Um tratamento que duraria 28 sessões poderá ser realizado em apenas cinco, por contar com uma precisão superior na aplicação das radiações. Esse avanço torna o tratamento mais eficaz com uma redução significativa dos efeitos colaterais.”

“Um tratamento que duraria 28 sessões poderá ser realizado em apenas cinco” – Foto: divulgação

A aquisição foi feita com recursos da Itaipu Binacional e segundo o diretor-geral brasileiro da entidade, Enio Verri, a empresa sempre buscou ir além de sua missão de gerar energia elétrica. “Este investimento no hospital de Apucarana reflete nosso compromisso com a responsabilidade social, alinhado às políticas do Governo Federal, que priorizam o fortalecimento do sistema de saúde pública”, salienta.

De acordo com Wesley Viana, o OBI permite a realização de imagens em tempo real durante o tratamento, assegurando que a radiação seja direcionada exatamente para o local do tumor, o que reduz a exposição dos tecidos saudáveis ao redor e aumenta a segurança dos procedimentos. Esse recurso é essencial na Radioterapia Adaptativa, uma abordagem que ajusta o planejamento do tratamento com base nas alterações anatômicas do paciente ao longo do tempo.

O equipamento permitirá tratar os pacientes com uma assertividade muito maior, impactando diretamente nos resultados dos tratamentos e na qualidade de vida dos pacientes. “Com o OBI, conseguimos monitorar diariamente o posicionamento e a forma do tumor, além de mudanças no corpo do paciente, como perda de peso ou alterações nos órgãos adjacentes ao tumor. Essas informações em tempo real nos permitem adaptar o plano de tratamento para manter a dose de radiação precisa no tumor e minimizar ainda mais os efeitos colaterais”, destaca Viana.

“Em nome de todos os pacientes, agradecemos a Itaipu Binacional. Com esse investimento, a expectativa é que o hospital continue evoluindo na oferta de cuidados especializados, assegurando que cada paciente tenha acesso ao que há de mais moderno e eficiente na luta contra o câncer”, agradece a diretora geral do Hospital da Providência, irmã Geovana Ramos.

Sair da versão mobile