O mês de janeiro iniciou e a campanha Janeiro Branco também. Criada para o primeiro mês do ano com o propósito de aproveitar o momento de reflexão e de planejamento atribuído ao recomeço, a principal intenção da campanha é debater a respeito da importância da saúde mental e também a cautela com as emoções.
A definição por janeiro foi um critério adotado para chamar a atenção logo no começo do ano para as atitudes frustrantes de não ter conseguido realizar algum objetivo no ano finalizado. Dessa maneira, sensações peculiares de final de ano podem provocar decisões precipitadas, causando preocupações e ansiedade intensa por não saber como enfrentar algumas circunstâncias.
A campanha foi idealizada em 2014 por uma equipe de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, devido as comemorações de final de ano em que as pessoas tem o hábito de efetuar balanços das ações individuais e de planejarem para o próximo período de 12 meses, novas soluções e metas. Para os criadores, de modo simbólico, o primeiro mês do ano é designado como uma ‘página em branco’ para que novas ações sejam reescritas, delineando o bem-estar da saúde mental.
Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o segundo maior das Américas em depressão. Com isso, a saúde mental equivale a mais de 1/3 da incapacidade total do mundo, isto é, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores razões. Ainda conforme a OPAS, entre 35% e 50% dos indivíduos com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento apropriado e, nos países de baixa e média renda, a taxa é ainda menor, ficando entre 76% e 85%.
Em vista disso, devemos nos vestir de branco de novo, ir em busca de uma melhor qualidade de vida e uma saúde mental ideal. Procure um profissional e invista em você.