Jejum intermitente é a moda do momento

A técnica vem conquistando jovens que queiram emagrecer ou manter uma rotina saudável

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Para muitas pessoas não é normal ficar em jejum por volta de 12 a 16 horas, especialmente se expandir para o longo intervalo de 24 horas. Contudo, essa técnica vem conquistando jovens que querem emagrecer ou manter uma rotina saudável. Com isso, o procedimento ficou popularmente conhecido como jejum intermitente, ou seja, que corresponde em intervalos sem comer e também períodos se alimentando, com o intuito de gastar o estoque de gordura.

A estudante de estética e cosmética Mariane Esteves aderiu a esse hábito desde janeiro deste ano como método de emagrecimento. “Comecei em um mês alternando uma semana e fazia somente uma refeição por dia. Na outra semana fazia quatro refeições, todas naturais, com praticamente nada industrializado. Depois do terceiro dia comecei ver que tinha mais foco, mais disposição. Minha produtividade aumentou e fiquei muito mais criativa”, diz.

Ela ainda relata que se apaixonou pelo jejum, porém percebeu que começou a perder um pouco de massa muscular e decidiu procurar um profissional para acompanhamento. “Procurei o meu nutricionista que já me atende há alguns anos e disse que queria uma dieta para ganhar massa muscular, junto com o jejum intermitente. Aí ele analisou e preparou uma dieta personalizada para minhas queixas e rotina.”

Vinicius Messias é educador físico e também o nutricionista de Mariane. Ele declara que a procura pelo jejum intermitente tem sido frequente. “Com o passar do dia e da rotina, as pessoas não conseguem fazer várias refeições no dia, esquecendo até mesmo de comer. O jejum vem com essa proposta de adaptar essa rotina, as dificuldades atuais”, afirma.

Segundo o nutricionista, com o jejum intermitente é possível comer de forma saborosa. “Não precisa de tanta restrição, porém não significa que no período de tempo que você pode comer dentro do jejum, você pode comer o que quiser.”

Mudanças na rotina

Para o nutricionista Vinicius Messias, as vantagens de realizar um jejum intermitente, são inúmeras. “Com ele, é possível manter a insulina baixa, engordando bem menos. Também é possível ter uma liberação hormonal maior de testosterona, tendo resultados maiores para o ganho de massa muscular e queima de gordura, entre outros benefícios.”

Mariane Esteves faz o jejum intermitente cinco vezes na semana e deixa o sábado e o domingo para comer o que sente vontade. “No meio da semana foco total, faço todas as refeições, porém em horários estratégicos. Costumo tomar suco detox e chás durante o dia.” Ela confessa que sentiu melhora na ansiedade, pois são muitos os benefícios. “Sinto que sou outra pessoa depois de entender que não preciso comer para suprir emoções. O jejum vai muito além de emagrecer.”

Vinicius Messias é nutricionista há 10 anos.
Foto: Arquivo Pessoal
Mariane Esteves aderiu o jejum intermitente desde janeiro como método de emagrecimento.
Foto: Arquivo Pessoal

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile