No Julho Branco, Câmara de Paranacity promove palestra sobre o perigo das drogas

Na campanha Julho Branco, Câmara de Paranacity promove palestra sobre consumo de drogas

O jornalista e escritor Eduardo Xavier disse que a adolescência é a fase da vida em que mais pessoas experimentam substâncias ilícitas Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Paranacity promoveu nesta quarta-feira, 30, palestras de prevenção ao uso de drogas para cerca de 180 estudantes do Colégio Estadual Santos Dumont. A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, integra a campanha Julho Branco, dedicada ao combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes.

O uso de drogas entre jovens é uma preocupação crescente em todo o mundo. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019 mostra que 13,1% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental no Brasil já fizeram uso de alguma droga ilícita. O estudo revela que 55,5% já experimentaram bebidas alcoólicas.

Minha Página AMP

O Relatório Mundial sobre Drogas 2022, da Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que 275 milhões de pessoas usaram drogas no ano anterior e que cerca de 36 milhões sofreram de transtornos relacionados ao uso.

A adolescência é a faixa etária de maior vulnerabilidade para a experimentação e o uso abusivo de álcool e drogas. Pode-se afirmar que grande parte dos quadros de dependência química se inicia ainda na juventude. As palestras no colégio foram dirigidas a estudantes matriculados no 8 ºe 9 º anos do ensino fundamental.

Segundo o jornalista e assessor de Comunicação da Câmara de Paranacity, Eduardo Xavier, que ministrou a palestra aos estudantes, o primeiro contato com as drogas acontece principalmente na adolescência, uma fase da vida marcada por diversas mudanças psicológicas. “Dessa maneira, podemos considerar a adolescência como um grupo de risco”, disse Xavier, autor do livro “Esquizopó: Entre o mundo fantasioso da cocaína e a realidade”.

O presidente da Câmara, Leandro Juvenasso, o Topete (PSB), diz que ações como essa palestra são fundamentais para alertar sobre os riscos e oferecer informações que possam salvar vidas. “A prevenção é a melhor estratégia, e contamos com o apoio das famílias, escolas e toda a comunidade para fortalecer essa luta”, afirmou.

Jovens foram alertados que é em sua faixa etária que mais ocorrem experiências que podem despertar a compulsão pelas drogas Foto: Divulgação

A secretária municipal de Educação, Rosangela Fiori, afirma que a escola é um espaço fundamental para formar cidadãos conscientes e que por meio de parcerias é possível levar informação de qualidade aos estudantes. “Fortalece a capacidade de fazer escolhas saudáveis”, disse.

 

Veja também

Sair da versão mobile