Marca de 110 milhões de doses de vacinas aplicadas são ultrapassadas no Brasil

Mais da metade dos aptos às vacinas já receberam pelo menos uma dose

Marca de 110 milhões de doses de vacinas aplicadas são ultrapassadas no Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 110 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no país, significando mais da metade da população totalizando 80 milhões de pessoas.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que essa marca vai além dos números. “Os efeitos da nossa campanha de vacinação podem ser percebidos na redução de óbitos e de internações decorrentes da doença. Estamos no caminho certo para salvar cada vez mais vidas”.

Considera-se público vacinável pessoas maiores de 18 anos, correspondendo a cerca de 160 milhões de brasileiros. Já foram distribuídas, pelo Ministério da Saúde, mais 143 milhões de doses de vacinas para os estados e o Distrito Federal, possibilitando a imunização de 100% dos grupos prioritários da campanha, com pelo menos uma dose da vacina.

O ministro Marcelo Queiroga ressalta a importância de a população completar o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes. “A melhor vacina é aquela aplicada no braço do brasileiro. E, para que ela tenha o efeito desejado, é preciso que a pessoa vá até o local de vacinação no prazo correto e tome a segunda dose. Só assim a imunização estará completa”, disse.

O ministério lançou na última quarta-feira, 07, a campanha para incentivar a vacinação com a segunda dose do imunizante. Entre as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para serem aplicadas no Brasil, estão a AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNTech e Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única.

Vacinas em Maringá

A Secretaria de Saúde de Maringá vacinou ontem, 08 de julho, cerca de 6.386 pessoas com a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Dessas, 6.167 pessoas são da população geral. Até o momento, Maringá conta com 234.251 pessoas vacinadas com a 1ª dose. Com a 2ª dose, foram vacinadas 5.038 pessoas. No total, são 61.543 pessoas imunizadas com as duas doses.

Por que é tão importante tomar a 2ª dose da vacina?

Os frascos de vacina contra a covid-19 contêm muito mais que doses de imunizantes. São doses de esperança, de respeito e de luta por dias melhores. E justamente por esse sentimento é que fica o questionamento. Por que cerca de 1,9 mil pessoas estão em atraso com a 2ª dose da vacina no município?

Essa pergunta não é tão simples de responder, até pelos motivos particulares de cada um. O que sabemos é que somente com esquema vacinal completo a pessoa está imunizada. A infectologista do município, Ana Cristina Medeiros Gurgel, reforça a importância da vacinação para controle da pandemia.

Por que as pessoas devem ser vacinadas?
A vacina evita a gravidade da doença e diminui a mortalidade. Após o início da vacinação é visível a queda no número de pacientes internados, hospitalizados e que evoluíram para óbito. Chegou sua idade? Procure o posto de vacinação mais próximo para se vacinar.

Qual o melhor imunizante?
Não há porque escolher vacina. Devemos fazer o uso do imunizante que está disponível e que estará no nosso braço para nos protegermos e protegermos o próximo.

Por que tomar a segunda dose?
Primeiramente, é importante lembrar que somente depois da segunda dose  alcançamos a imunização desejada. Após o esquema vacinal completo, o prazo é de duas a três semanas para ficar imune. A vacinação é uma questão de saúde pública e amor ao próximo. Somente desta forma vamos conseguir controlar a pandemia.

Quem está com a segunda dose atrasada, ainda pode se vacinar?
Sim. Importante buscar o ponto de vacinação que está aplicando a segunda dose e completar o esquema vacinal indicado o quanto antes. A aplicação da segunda é realizada nas UBSs Morangueira e Operária, das 9h às 16h.

Após a segunda dose, é preciso manter as medidas de prevenção a covid-19?

Sim. Ainda precisamos respeitar as medidas de prevenção com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. IMesmo com a imunização é possível contrair e transmitir o vírus. Mas como já dito, a vacinação completa é fundamental pois diminuiu as chances de agravamento da doença.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile