Médicos e enfermeiros de Maringá participaram do curso de operador de suporte médico em helicópteros que foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ele permite a formação e a autorização técnica em termos de voo para que os profissionais possam trabalhar nestas aeronaves.
O treinamento realizado nos dias 26 e 27 de julho em Cascavel, contou com a presença de 20 profissionais das bases aeromédicas de Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Londrina.
As equipes fazem parte das tripulações aeromédicas da Unidade Aérea Pública (UAP), da Secretaria e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Paraná.

O secretário de Estado da Saúde César Neves, destacou que o intuito é aprimorar cada vez mais o atendimento desse tipo. “Tem como objetivo aprimorar e padronizar os processos operacionais das equipes para o atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar com a utilização de helicóptero”.
O serviço aeromédico do Paraná é autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e segue as diretrizes dispostas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 90. O curso ofertado pela Sesa segue as orientações do RBAC.