Odontofobia: o medo de ir ao dentista

Os primeiros sintomas apresentados são quando o paciente chega ao consultório ansioso, com as mãos suando e o coração palpitando

Odontofobia: o medo de ir ao dentista

TRANSTORNO. O medo pode afastar o paciente do tratamento- Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A odontofobia, como é denominado o medo de ir ao dentista, é um problema que afeta muitas pessoas. Chegar ao consultório ansioso, com as mãos suando e com o coração palpitando, podem ser sinais de que você sofra desse mal.

Segundo a dentista Bruna Meschiari, a maioria dos indivíduos têm medo da anestesia ou agulha. “Muitos relatam do cheiro do consultório, do pavor de sentir dor e também acreditam que vão passar mal na cadeira. Uns temem engasgar, vomitar ou não conseguir respirar. Muitas vezes pedem para ir ao banheiro e beber água quando já estão deitados na cadeira. Porém, o que mais incomoda e traz ansiedade ao paciente é o barulho do famoso motorzinho”, diz.

Ainda de acordo ela, atualmente existem técnicas que ajudam os pacientes que sofrem com esse transtorno, como equipamentos silenciosos.

Além disso, a fobia de dentista causa prejuízos ao paciente. Conforme Bruna, para manter um sorriso e gengiva saudáveis é preciso aliar com uma boa higiene bucal, além de visitas periódicas ao dentista. “Quando o paciente sofre com odontofobia, vai evitar ao máximo ir no consultório, o que pode prejudicar a saúde bucal, levando a vários problemas bucais.”

Para poder ajudar pessoas odontofóbicas, o dentista pode fazer do consultório um ambiente mais descontraído e que não remeta a um ambiente hospitalar, conversando com o paciente, tendo calma e explicando todo o procedimento, para poder conquistar a confiança durante o tratamento. “Podemos também aplicar técnicas de entretenimento, como contar histórias ou até mesmo colocar vídeos em uma televisão ou celular como meio de distração”, relata a dentista Bruna Meschiari.

Dessa maneira, existem outras práticas integrativas que costumam ser eficientes, como acupuntura, homeopatia, hipnose, técnicas de respiração, relaxamento e meditação.

Ir ao dentista habitualmente previne cáries e a perda de dentes, contudo, realizar as visitas vai muito além da estética. É essencial preservar a saúde bucal para evitar problemas graves como infecções e até mesmo doenças cardiovasculares. Em vista disso, a odontofobia precisa ser vencida, sendo que quem tem medo de dentista omite os cuidados bucais.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile