Com informações dooo Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha será recebido em Maringá nesta segunda-feira, 31, para fazer a entrega de cinco novas ambulâncias do SAMU 192 e fazer o anúncio de novas açõoes do governo federal para a saúde pública.
O ministro será recebido pelo prefeito Silvio Barros (PP), o secretário de Saúde Antonio Carlos Nardi e a representante do governo estadual, médica Elisabete Kobayashi, diretora da 15ª Regional de Saúde, às 13 horas, na Secretaria Municipal de Saúde. No local Padilha visitará também a nova Sala de Vacina da secretaria, que foi reativada depois de cinco anos.
Para o Paraná serão 14 novas ambulâncias, de um total de 156 que o Ministério da Saúde está destinando para 114 municípios de 15 Estados, beneficiando mais de 2 milhões de brasileiros. Com essa ação, o Governo do presidente Lula já ultrapassa 2,2 mil ambulâncias entregues, levando o SAMU 192 a quase 90% da população do país, um avanço histórico no compromisso de garantir saúde pública para todos.
Mais de 6 milhões passaram a ter acesso ao SAMU 192
Padilha tem destacado o trabalho que vem sendo feito pelo governo para levar o SAMU 192 a todos os cantos do país. “O que estamos fazendo é fortalecer esse serviço que salva vidas e reduz o tempo de espera por atendimento. É mais do que entregar ambulâncias. Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o SAMU. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”.

Ao todo, o Governo Federal garantiu 2.222 novas ambulâncias do SAMU 192 — volume seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022, quando 366 unidades foram entregues à população. Com essa expansão, mais de 6,1 milhões de pessoas passaram a ter acesso ao atendimento de urgência. Atualmente, o SAMU 192 conta com mais de 4,3 mil veículos em circulação e chega a 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 municípios.
Também houve uma importante renovação dos veículos em circulação. Da entrega total desta gestão, 1.917 unidades renovaram a frota dos estados e municípios, representando 49,6% dos veículos habilitados e em atividade. São ambulâncias que estavam com 15 anos de uso e necessitando de manutenção, mas agora estão novas, seguras e prontas para atendimento de qualidade.
Com planejamento e investimento contínuo, o Ministério da Saúde trabalha para universalizar o SAMU até o fim de 2026. A meta é entregar mais 2,3 mil ambulâncias até 2026, sendo 1,3 mil previstas para 2025. O Ministério da Saúde reforça que o Novo PAC está com inscrições abertas até 31 de março para que gestores estaduais e municipais solicitem a renovação ou ampliação da frota.
Veja também