A campanha de vacinação começa em todo país começa no dia 7 de abril, mas o Paraná, vai se antecipar e já na próxima terça-feira, 1º de abril inicia a aplicação. “Aqui no Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O Paraná recebeu 332 mil doses da vacina contra a gripe que foram distribuídas nas 22 Regionais de Saúde. A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
“Começamos a campanha com este quantitativo, mas para a semana que vem já está prevista mais uma remessa de 844 mil vacinas para essa ação. Assim que as vacinas chegarem, nossas equipes cuidarão da logística para que cheguem o quanto antes aos municípios e avancemos na cobertura vacinal”, acrescentou o secretário.
A imunização é para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Neste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação e o público-alvo é definido pelo Ministério da Saúde.
Além disso, outros grupos prioritários poderão se vacinar, incluindo trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, puérperas, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, trabalhadores de transporte rodoviário coletivo, pessoas com deficiências permanentes, entre outros.
Público-alvo
O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras, e ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).
Maringá
A vacinação contra a gripe em Maringá, seguindo as orientações do Estado, começa também na terça, 1º, nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo os distritos de Floriano e Iguatemi, além da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde de Maringá.
Diferentemente dos anos anteriores, a imunização contra a gripe será mantida ao longo de todo o ano. A medida busca garantir maior cobertura vacinal e proteção contínua da população contra a doença. “A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza. A circulação do vírus deve aumentar nos próximos meses. Por isso, precisamos que todas as pessoas que se encaixam no público-alvo tomem a vacina. Só assim conseguiremos reduzir o agravamento da doença e as internações”, afirma o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
O imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o trivalente, que protege contra três tipos do vírus Influenza, incluindo a cepa H1N1. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade, CPF e carteira de vacinação. No caso dos grupos prioritários, é necessário apresentar o documento atualizado que comprove o vínculo ao público que pertence.
A Prefeitura de Maringá reforça a importância da imunização na prevenção de complicações causadas pelo vírus influenza, especialmente para os grupos prioritários como idosos, crianças e pessoas com comorbidades.