Dados indicam que a maior incidência são intoxicações por medicamentos e atualmente, por animais peçonhentos, com inúmeras notificações de casos com escorpiões. Na Cidade Canção e região tem aumentado e muito os casos em crianças de 0 a 5 anos de idade, que é a fase em que tudo é novidade. Embalagens convidativas, coloridas de produtos de limpeza, ou mesmo remédios que as pessoas tomam em casa, são potenciais de perigo
Produtos de limpeza coloridos, aqueles que deixamos muitas vezes em baixo da pia, ou até mesmo em algum armário na área de serviço. As crianças são curiosas e querem desvendar o mundo. No entanto, se facilitarmos o acesso a esses itens, estaremos colocando em risco à vida dos pequenos. Intoxicação por medicamento está no topo da lista.
Para conscientizar sobre os riscos de intoxicação em crianças, as secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed) promovem uma série de ações educativas nas escolas estaduais e municipais do Paraná, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), dos ministérios da Saúde e da Educação.
SAIBA MAIS NA ENTREVISTA COM A COORDENADORA DO CIATOX MARINGÁ, MARCIA REGINA JUPI GUEDES: