Um novo brinquedo viralizou na internet e conquista a atenção de crianças e adultos: o Pop It. De diferentes tamanhos, formatos e cores, o objeto é feito de silicone e tem várias bolinhas, que ao serem apertadas, emitem um som semelhante quando um plástico bolha é estourado.
A novidade faz parte de uma categoria nomeada de ‘fidget toys’, isto é, brinquedos de inquietação. O jogo sensorial veio com o compromisso de eliminar o estresse, aprimorar a concentração e o raciocínio lógico de quem utiliza.
Para a psicóloga Wérica Nunes Pinheiro de Matos, quando uma criança começa a apresentar mudança de comportamentos, irritabilidade, falta de apetite ou compulsão alimentar, insônia, prefere ficar sozinha, briga com os amigos da escola e tem medo, tudo isso são evidências do isolamento social. “Precisamos entender que uma criança quando passa a ser privada, é a mesma coisa que impedi-la de aprender e crescer. Com a pandemia, vieram consequências de patologias, como a ansiedade”, diz.
Ela ainda ressalta que com os brinquedos lúdicos as crianças podem se distrair, mudando o direcionamento do aborrecimento, o que pode auxiliar no controle aos danos. “Assim como utilizamos a massinha de modelar, o dado mágico, os spinners e o ioiô, o fidget toy também ajudará crianças e até mesmo adultos a desestressar, o que possibilitará em outros benefícios, como coordenação motora, aprender cores, a contar, além de ocupar a mente. É uma atividade lúdica, uma maneira terapêutica que complementa com a terapia de um psicólogo.”
Anna Júlia Cavagnini Bento, de 5 anos, também aderiu à moda do Pop It. Ela conheceu o brinquedo no aplicativo TikTok. Segundo a mãe, Daniele Cavagnini, a filha ganhou o objeto da tia. “Ela queria um de qualquer jeito, brinca todos os dias e com o pai também”, afirma. Daniele relata como é a brincadeira entre os dois. “É tipo um stop, tinha que falar uma palavra, comida ou animal, aí quem falava primeiro, afundava uma bolinha.”
De acordo com a psicóloga Wérica, o fidget toy tem conquistado o grande público e é uma estratégia para que as famílias possam interagir. “Eles podem se divertir e ocupar o tempo trabalhando o tempo de qualidade. Para buscar ajuda e ficar bem não tem idade. Todas as estratégias lúdicas são bem-vindas. O melhor resultado disso vira a partir do momento que decidimos buscarmos ajuda psicológica, praticar exercício físico, estratégias de ocupar a mente, entre outros”, frisa.
A procura pelo Pop It na loja D’ Ângellis Presentes de Maringá tem sido frequente. De acordo com a sócia Fernanda Bosso, quando lançou o brinquedo, chegavam sacolas cheias e acabavam no mesmo dia. “Agora que as crianças já tem, está um pouco mais tranquilo, mas vende o dia todo.” Ainda conforme Fernanda, o modelo mais solicitado é o tradicional de apertar as bolinhas. “Existem também os de tubo, cubo mágico, spinner.”
Carla Oliveira é auxiliar de laboratório fotográfico e mãe de Miguel Oliveira Coelho, de 6 anos. Ele também adotou a tendência do momento. Segundo Carla, ela comprou o brinquedo para o filho, pois ele dizia estar estressado. “Ele viu um desse na internet, passava o tempo todo brincando, para onde ia, levava. Agora não brinca mais com tanta frequência, acho que o estresse dele acabou”, risos.
Miguel alega o motivo de gostar do brinquedo. “É bem legal, tira o estresse e tem umas bolinhas que fazem barulhinho satisfatório.”
Didática
No Colégio Cristão Integrado de Maringá (CCIM), alunos do ensino fundamental começaram a levar para as aulas presenciais o brinquedo Pop It. Diante da situação, a coordenadora pedagógica do 2º ao 5º ano, Miriam Borges, teve a ideia de poder trabalhar o jogo nas aulas de matemática e português, com jogos de tabuada, operações matemáticas, lateralidade e jogos com palavras. “Aqui no CCIM temos uma equipe docente muito engajada com o aprendizado dos alunos e sempre estamos em busca de alternativas que somem às atividades de sala de aula. Cada professora organizou atividades didáticas de acordo com a necessidade da turma”, diz Miriam.
Na semana de 23 a 27 de agosto, as turmas do 2º ao 5º ano foram convidadas para participarem das brincadeiras com o Pop It, cada momento foi marcado de muito aprendizado.
Amanda Mortari é professora do 4ºC e fez as atividades com os alunos. Ela realizou uma batalha de tabuada em que as crianças se enfrentavam e tinham que representar o resultado apertando as bolinhas do pop it. “Nós também já fizemos usando a língua portuguesa, trabalhamos com a divisão silábica, classificação das palavrinhas de acordo com a sílaba tônica. Estamos aproveitando os conteúdos trabalhados em nossas disciplinas para aderir a esse joguinho e deixar as nossas aulas mais divertidas”, ressalta. Ainda segundo Amanda, os alunos amaram, estão eufóricos com a brincadeira e sempre querem repetir.
Beatriz Neia é aluna do 4ºC e já tinha o Pop It em casa. Ela declara que quando a professora disse que iria utilizar o jogo em sala de aula, ficou curiosa. “As aulas ficam muito mais divertidas, foi muito legal aprender brincando.”