Maringá retomou nesta quinta-feira, 7, a aplicação da primeira dose da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O município recebeu novo lote de vacinas com 3.500 doses do imunizante. O cronograma de vacinação contra a dengue prevê a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de três meses. O imunizante reduz o risco de complicações e hospitalizações pela doença.
A vacina contra a dengue será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto nas UBSs Vila Operária e Cidade Alta. Para receber a vacina é necessário apresentar CPF, documento pessoal com foto e carteirinha de vacinação.
Dengue em todo o estado
No último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicado na terça-feira, 5, foram registrados mais 292 casos da doença sem óbitos na última semana.
Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 28.850 notificações, 3.432 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue.
No total, 362 municípios já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 237 possuem casos confirmados.
As regionais com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são 17ª Regional de Saúde de Londrina (898); 15ª RS de Maringá (423); 2ª RS Metropolitana (332); 1ª RS Paranaguá (297) e 5ª RS de Guarapuava (206).