Engana-se quem acredita que bactérias são somente vinculadas a doenças. Os probióticos têm papel fundamental no processo de saúde. As bactérias do bem são encontradas no intestino e atuam no processo de digestão, da imunidade e no funcionamento cerebral, influenciando no ganho e perda de peso, trazendo vários benefícios ao corpo.
De acordo com a nutricionista Aline Malavazi, uma das principais formas em que os probióticos podem exercer corretamente a função deles é por meio da alteração na flora intestinal. “Isso pode ser feito através de uma introdução de novas específicas bactérias no trato intestinal, ou também na promoção do crescimento de bactérias benéficas que já existem”, diz.
Para a nutricionista, as maiores fontes das bactérias do bem estão presentes no leite fermentado, nos iogurtes, no kefir e em alguns queijos. “Tudo isso é obtido através dos probióticos. Tudo que traz benefício para a saúde e que favorece no bom funcionamento do organismo, promovendo a melhora da saúde, já é benéfico. Se você puder agregar isso e favorecer a sua saúde, é bem-vindo.”
Elisa Mara Bernardi é vendedora e já tinha ouvido falar sobre o kefir e as vantagens para a saúde. Há cinco anos ganhou de uma amiga uma muda. “Fiquei encantada com os benefícios e desde então não vivo sem”, afirma.
Ela bebe todos os dias uma xícara de 150 ml, principalmente de manhã. “Meu intestino era preso, hoje funciona normalmente. Minha imunidade também melhorou muito”, releva Elisa.
Além do kefir, a vendedora também bebe iogurte greco de kefir. Elisa relata que também indicou o leite fermentado para outras pessoas. Segundo ela, muitos perdem a muda, pois requer cuidados especiais. “Eu cuido todos os dias, passo pela peneira, lavo e volto ao vidro. O ideal é cuidar a cada 12, 24, 48 ou 72 horas, é o tempo que ele não estraga.”