A BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é uma vacina que previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo pelo Mycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch, que ataca os pulmões, mas também pode desencadear infecções nos ossos, rins e meninges (membrana que envolve o cérebro).
Foi desenvolvida no ano de 1921, em Paris, pelo médico Albert Calmette e o veterinário Camille Guérin. A vacina é atenuada, ou seja, na maioria dos casos pode acontecer uma reação inflamatória, e independente da criança ter ou não a cicatriz no braço, já estará imune aos formatos graves da tuberculose: meningite tuberculosa e tuberculose miliar.
A cicatriz é uma reação inflamatória que pode ocorrer em várias crianças devido à bactéria causadora da doença tuberculose, mas nem todas apresentam o mesmo efeito colateral.
Mas o que é tuberculose? Quais são os sintomas?
A doença tuberculose causa tosse seca, fraqueza, falta de apetite e emagrecimento, e em casos mais graves pode ocorrer a eliminação de sangue pela tosse e a transmissão é direta, ou seja, a pessoa com tuberculose elimina gotículas de saliva ao falar, tossir ou espirrar, que podem ser aspiradas por qualquer pessoa.
O tratamento oferecido pelo Sistema único de saúde (SUS) tem a duração de aproximadamente seis meses, mas a cura somente é garantida ao final da terapia.
Para a Dra. Cristina Herreira, pediatra, a vacina é muito importante para prevenir a tuberculose, impedindo a evolução dos formatos graves dessa doença que pode levar à morte. “Infelizmente aqui em nosso país a tuberculose apresenta o número de casos ainda elevado. De acordo com o ministério da saúde em 2020 nós tivemos mais de 60 mil casos desta doença e com a taxa de mortalidade de 4 mil pessoas. É por isso que essa vacina é recomendada para as crianças logo após o nascimento até no máximo quatro anos de idade”, afirma.
Obs: a partir de 2019 o programa nacional de imunizações recomenda não revacinar as crianças que não desenvolveram cicatriz vacinal, pois de acordo com a Organização mundial da saúde (OMS) elas já estão protegidas contra a doença.
A BCG é aplicada em dose única e está disponível no sistema único de saúde (SUS). Após o nascimento todas as crianças a partir de 2kg podem receber a dose. Bebês prematuros precisam atingir o peso mínimo para serem imunizados.
Fique atento ao calendário de vacinação. Em caso de dúvidas procure a unidade básica de saúde mais próxima.