Saúde alerta população para buscar atendimento médico no local correto

UPAs devem ser procuradas para situações de urgência e emergência, como fratura ou corte com sangramento, febre alta acima de 39°, crises convulsivas, cólica renal, falta de ar intensa, infarto e derrame, além de urgências trazidas pelo Samu - Foto: Arquivo PMM

Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA)? Onde devo buscar atendimento? A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da conscientização sobre os serviços oferecidos nas UBSs para garantir mais eficiência aos atendimentos e evitar a sobrecarga das UPAs.

As UBSs são a porta de entrada para o sistema de saúde e têm estrutura para atender casos leves ou que necessitam acompanhamento, como sintomas gripais, febre baixa, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, gestantes, idosos, crianças e saúde mental. Já as UPAs devem ser procuradas para situações de urgência e emergência, como fratura ou corte com sangramento, febre alta acima de 39°, crises convulsivas, cólica renal, falta de ar intensa, infarto e derrame, além de urgências trazidas pelo Samu.

Minha Página AMP

De acordo com levantamento realizado pelo município, mais da metade dos pacientes atendidos nas UPAs não apresenta quadros de urgência ou emergência e pode ser atendida nas UBSs, permitindo que casos graves recebam atendimento mais rápido e eficiente.

Entre 1º de janeiro e 7 de março, 60% dos atendimentos da UPA Zona Norte, o que representa 17.519, foram classificados como de baixa prioridade. A UPA Zona Sul registrou 16.638 atendimentos classificados como pouco urgentes e 372 casos como não urgentes, o que representa 55% do total.

De acordo com a diretora da UPA Zona Sul, Marcela Beatriz, o uso correto dos serviços de saúde é importante. Ela explica que um paciente, que não é urgente e poderia ser atendido na UBS, ao procurar a UPA pode comprometer o atendimento de casos graves. “Por isso, é importante informar a população que em casos não urgentes, deve-se procurar a UBS mais próxima para garantir um atendimento mais adequado e eficiente”, afirma.

A orientação é ainda mais importante com a proximidade do período de aumento de casos de dengue. Pacientes com sintomas leves ou moderados da doença podem receber atendimento adequado nas UBSs. “Procurar a UBS antes de recorrer à UPA faz a diferença na eficiência do atendimento e na qualidade dos serviços prestados e não agravamento do quadro clínico”, afirma o secretário de saúde, Antônio Carlos Nardi.

Sair da versão mobile